Reaproveitamento de alimentos, pratos criativos, decoração em frutas e legumes são algumas das técnicas que 20 homens e mulheres estão aprendendo no curso de culinária ofertado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). O treinamento visa qualificar os alunos e incentivá-los a montar um pequeno negócio, aproveitando a proximidade do Natal. O curso está sendo ministrado na Unidade de Qualificação e Produção José Joaquim dos Santos (Zé do Sal), localizada no bairro Coroa do Meio.
Os alunos contam com a experiência do instrutor Renan Brito Mota, culinarista há mais de 20 anos, há seis atuando como instrutor da Fundat. "O curso é oportuno, considerando que muitos poderão ganhar dinheiro preparando ceias natalinas e, além disso, a culinária é um vasto campo para empreendedores", destaca o professor.
A micro-empresária e dona de casa Fátima Garcez, 48 anos, fornece marmitas, doces e salgados. Ela buscou o curso da Fundat para se especializar. "É sempre bom adquirir novos conhecimentos e aplicá-los no trabalho que desenvolvemos", afirma. Já a dona de casa Elisângela Herculano da Silva, mãe de dois filhos, deseja aprender mais e aplicar o conhecimento para cozinhar para a família, principalmente em momentos especiais.
Planos
Keytte Thairis dos Santos, 19 anos, é estudante e conta que sequer sabia fritar um ovo. "Estou adorando o curso. Apesar de admirar bastante quem sabe cozinhar, não conseguia fazer um prato. Agora estou descobrindo que culinária é técnica e prazer na confecção dos alimentos. Pretendo iniciar um pequeno negócio", diz.
Vera Lúcia Santos de Jesus, 40 anos, também está empolgada com o curso e tem alguns objetivos. O primeiro é aprender a cozinhar e, na sequência, montar o seu próprio negócio. "Todo começo é difícil, mas vou buscar empréstimo na própria prefeitura, por meio do Credpovo. Se deu certo para outras pessoas, por que não dará para mim?", afirma confiante.