Em todo o país, o dia 18 de outubro é marcado pelas comemorações alusivas Dia do Médico. Seja atuando na prevenção de doenças, no tratamento clínico ou na realização de cirurgias, esses profissionais exercem um papel fundamental na promoção da saúde e na garantia do bem-estar da população. Reconhecendo a importância da categoria, a Prefeitura de Aracaju investe permanentemente na saúde e na política de valorização desses profissionais.
Atualmente existem 511 médicos atuando na capital. Eles estão distribuídos entre as Unidades de Saúde da Família (USFs), Hospitais Zona Norte e Zona Sul, rede de atenção psicossocial e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (SAMU 192).
Está em fase de elaboração o edital para contratação de novos profissionais da área médica. O objetivo é atender de forma cada vez mais eficaz a demanda de pacientes nos postos de atendimento do município.
Além disso, serão abertas novas licitações para modernizar a rede de atendimento e melhorar a assistência à população. A prefeitura também tem investido em uma série de capacitações contínuas e gratuitas para valorizar os profissionais da área.
No plano de carreira, a categoria também obteve grandes conquistas recentemente. Agora, os médicos recebem uma gratificação de 10% por plantão aos emergencistas e acréscimo de 50% no salário dos plantonistas. Dessa forma, a prefeitura busca estimular a permanência desses profissionais em seus setores de atuação.
Avanços
Para a secretária municipal de Administração, Lucivanda Nunes, as políticas de capacitação profissional e valorização do servidor público municipal contribuem para um avanço na qualidade da prestação de serviço à população.
"Nós temos tentado cada vez mais garantir boas condições de trabalho, entendendo que não só a remuneração é um fator de satisfação do servidor. Então, todos os anos a gente discute a negociação salarial e investe no ambiente institucional. A prefeitura vem imprimindo melhorias em sua estrutura física, tecnológica, assim como na qualidade de vida do servidor", declara a secretária.