A Semana de Prevenção ao Câncer de Boca em Aracaju está promovendo uma série de atividades de conscientização. Uma das ações acontece no Shopping Riomar, onde foi montado um stand para distribuição de panfletos e exposição de banners. No local, as pessoas também podem obter informações sobre o tema com dentistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e do Conselho Regional de Odontologia (CRO-SE).
O stand conta ainda com a participação de voluntários da Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE). "Nós nos interessamos pelas atividades da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca e resolvemos apoiar o evento dada a importância da prevenção desse tipo de câncer", diz a assistente social da AAACASE, Sheila Miucha.
A estrutura foi montada na abertura da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca, nessa segunda, 18, e fica até o próximo sábado, 22. Segundo a coordenadora do Programa Saúde Bucal (PSB) da Prefeitura de Aracaju, Iucema Santana, e o representante do CRO, Augusto Tadeu, o stand está bem visitado por freqüentadores do Riomar e também por profissionais da imprensa.
"Estamos convocando os usuários dos serviços de saúde pública para que possam aprender a fazer o auto-exame bucal. Caso identifique alterações como manchas, caroços e feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, o usuário deve procurar um cirurgião dentista", orienta a técnica do PSB, Agda Oliveira.
Prevenção
Os namorados Itiane Hora, 18 anos, e Gabriel Júnior, 25, elogiaram a iniciativa. Ele conta que seu avô morreu vítima de câncer de boca. "Esta é uma boa iniciativa. As imagens dos banners alertam as pessoas para esse problema, que é grave. Todos da nossa família sofreram muito. Na época, ele não teve acesso a essas informações e morreu com a doença", lembrou o jovem.
Itaiane Hora, estudante de Enfermagem, destacou a importância da prevenção de doenças. "Para qualquer doença é importante detectar o mais cedo possível, e no caso do câncer de boca é possível com passos simples detectar precocemente e tomar medidas rápidas que levem a cura", disse.
Unidades de referência
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém esta semana 11 unidades de saúde como referência para realização de exames de boca. A intenção é detectar precocemente o câncer de boca.
O exame pode ser realizado das 8 às 17 horas nas unidades Augusto Franco, Celso Daniel, Osvaldo Leite, Dona Sinhazinha, Adel Nunes, Cândida Alves, Eunice Barbosa, Jose Machado de Souza, Onésimo Pinto, Lauro Dantas e João Cardoso.
Comissão organizadora
A Semana de Prevenção ao Câncer de Boca está sendo organizada por uma comissão formada por representantes da SMS, Conselho Regional de Odontologia, Universidade Federal de Sergipe (USF) e Universidade Tiradentes (Unit). A iniciativa conta ainda com a participação dos voluntários da AAACASE.
A Semana foi instituída por lei municipal, sancionada no dia 5 de outubro pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, durante solenidade de entrega do Prêmio Brasil Sorridente.