Prefeito anuncia decoração do Natal 2010

Agência Aracaju de Notícias
19/10/2010 11h30

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou na manhã desta terça-feira, 19, a decoração do Natal 2010. Durante a coletiva, foi informado que até o dia 8 de dezembro diversos bairros, avenidas, praças, monumentos e pontos turísticos da capital sergipana estarão ainda mais atrativos e iluminados.

De acordo com Edvaldo, a meta é fazer com que a capital sergipana se transforme num pólo nacional de atração turística durante as festividades de final de ano. "Estamos dando passos cada vez mais significativos nesse sentido. A cada ano, queremos envolver mais a sociedade e as associações sindicais e patronais para participar da elaboração da decoração natalina", afirmou o prefeito.

Ainda segundo ele, o lançamento da decoração de Natal gera muita expectativa, tanto entre a população como entre os comerciantes. "Esse é um investimento importante, que tem dado resultados visíveis, como a atração de um número cada vez maior de turistas para Aracaju", declarou.

Edvaldo defende que a decoração natalina, ao atrair turistas para a cidade, gera também emprego e renda para o aracajuano. "Estamos trabalhando para que Aracaju se torne referência nacional. Andei por diversas cidades do Brasil e, fora Gramado, não vi em nenhum lugar uma decoração tão ampliada como a que temos aqui", assegurou.

Projeto

Com projeto assinado pelo artista plástico sergipano Ivo Gato, a decoração que vai enfeitar Aracaju durante o Natal de 2010 agrega elementos inovadores que se diferenciam de tudo o que é feito tradicionalmente nas outras cidades do país. Segundo o prefeito, as figuras com movimento estarão ainda mais presentes na decoração. "Isso vai realçar os pontos turísticos da cidade, as nossas praças, ruas e avenidas, bem como as edificações mais importantes da cidade", ressaltou o prefeito.

Ainda de acordo com Edvaldo, serão mais uma vez priorizados os símbolos universais da tradição religiosa cristã e as luzas que caracterizam esse período do ano. "Natal é iluminação, é menino Jesus, três reis magos. Esses elementos não podem ser descaracterizados na nossa decoração", defendeu.

A presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, que vai coordenar a decoração, informou que as luzes e o colorido do Natal estarão por toda parte, da zona norte à zona sul. "Não vamos restringir a decoração natalina às áreas centrais. Este ano, diversos bairros e conjuntos também serão decorados, como o Augusto Franco, Orlando Dantas, Bugio, Cidade Nova e Bairro Industrial", enfatizou.

Sementeira

No Parque da Sementeira, será instalado um portal nas entradas principal e lateral, além de 50 conjuntos de cascatas luminosas para os coqueiros e três árvores luminosas tridimensiosas medindo 8m de altura. Já o Calçadão do Centro receberá dois portais para as entradas principais, velas em fibras de vidro fixadas nos postes, uma árvore com 6m de altura, guirlandas iluminadas, e a casa do Papai Noel, com estrelas em movimento.

Praças

A Praça Fausto Cardoso receberá apliques de figuras nas fontes e monumentos, cascatas e anjos instalados nos coqueiros do corredor e do centro da praça. As demais praças serão decoradas com 200 figuras em corda luminosa.

Orla

Da Orlinha até a Atalaia, haverá uma iluminação com 3 mil figuras variadas. Também terão luzes de Natal os arcos da Orla de Atalaia, a Catedral Metropolitana, a Câmara de Vereadores, a Ponte do Imperador, os mercados Antonio Franco e Thales Ferraz, a igreja da Colina do Santo Antônio e o Palácio Fausto Cardoso.

Presépio

O tradicional presépio permanecerá no Parque Augusto Franco (Sementeira) e terá uma dimensão de 1.000 m², em uma construção feita principalmente de madeira e fibra de vidro. A ornamentação terá inspiração neoclássica na área externa e estilo renascentista no interior.

O presépio, que vai preservar as figuras tradicionais, como o menino Jesus, Maria, José e os três reis magos, contará com figuras em tamanho natural, ambientação com plantas artificiais, fonte e iluminação cênica. Diariamente serão realizadas três apresentações do Auto de Natal.

Também serão decorados os postes das principais avenidas de Aracaju, com 500 figuras variadas confeccionadas em corda luminosa, sendo 100 peças em movimento, e o viaduto Jornalista Carvalho Déda, que receberá duas árvores e um conjunto de 150 estrelas para os postes. A rótula e o farol da Coroa do Meio, e os terminais da Atalaia e do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) também receberão decoração especial.

Parceria

O prefeito fez questão de agradecer o patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese) na decoração natalina. "Gostaria de fazer um agradecimento especial pela colaboração. Se não fosse a ajuda do Banese, não teríamos condições de fazer uma decoração tão grandiosa como a que estamos preparando", disse.

Para o presidente do Banese, Saumínio Nascimento, é gratificante poder contribuir para a decoração natalina de Aracaju. "Temos uma parceria com a prefeitura, contribuindo com um montante significativo para a decoração da festa", afirmou ele, garantindo que essa parceria também vai existir no Projeto Verão 2011.

Presenças

Estiveram presentes na coletiva o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, o secretário de Estado da Articulação Política e Relações Institucionais, Francisco dos Santos, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento, os secretários municipais de Planejamento, Dulcival Santana, de Comunicação, Marcos Cardoso, da Chefia de Gabinete, Bosco Rolemberg, da Saúde, Antônio Samarone, e da Administração, Lucivanda Nunes.

Também participaram do evento o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite, o superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Osvaldo Nascimento, o vereador Ivaldo José, o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, major Edenisson Paixão, o presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de Aracaju, Samuel Schuster, e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Sergipe (Sinduscon), Tarcísio Teixeira.