Câmara de Adolescentes toma posse no Conselho dos Diretos da Criança

Assistência Social e Cidadania
19/10/2010 16h05

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na manhã dessa terça-feira, 19, a posse da Câmara de Adolescentes.  A iniciativa, pioneira no país, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e tem como objetivo fazer com que os adolescentes participem juntamente com o CMDCA, da construção das políticas públicas destinadas a eles.

Para o presidente do CMDCA, Robson Anselmo Santos, a iniciativa é de grande importância porque vai fazer com que crianças e adolescentes tenham voz na implantação de políticas públicas voltadas para o segmento. "Que todos sejam bem vindos e lutemos pelo respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes", afirmou. "O evento também é muito significativo porque faz com que os jovens se aproximem do poder legislativo e ajudem a consolidar as leis voltadas para eles", completou.

"Esse é o nosso espaço e chegou a hora de nos juntarmos para criarmos propostas que beneficiem todas as crianças e adolescentes de Aracaju", afirmou a jovem Micaela Oliveira, 15, integrante da Organização Não Governamental (ONG) Casa Santa Zita.

Para a secretária adjunta da Assistência Social e Cidadania (Semasc), Edvaneide Paes Lima, a iniciativa é louvável. "Esse é o verdadeiro exercício da cidadania. É de grande importância dar a voz aos adolescentes na construção de políticas públicas a eles dirigidas, porque esse é o espaço para que os adolescentes possam estar construindo, debatendo e propondo ideias. A responsabilidade é grande, por isso façam valer as suas propostas e sejam bem vindos ao desafio", destacou. 

Os vereadores Moritos Matos e Emmanuel Nascimento prestigiaram a posse dos adolescentes. Ao fazer uso da palavra, o vereador Moritos Matos parabenizou os adolescentes empossados e o CMDCA pela iniciativa. "Aracaju sempre sai na frente. Fico feliz em ver crianças e adolescentes à frente de seus interesses. Quero abençoar a todos e dizer que, se cuidarmos das nossas crianças e da nossa educação, não teremos jovens usando drogas e caminharemos para a felicidade da sociedade", disse Matos.

A Câmara de Adolescentes foi criada com o objetivo de dar voz a quem, de fato, utiliza as leis, que são as crianças. A ideia foi colocada em prática durante o Fórum Municipal da Criança e do Adolescente, realizado no último mês de julho. Durante o evento, foram selecionados 30 jovens para compor a Câmara de Adolescentes do Conselho Municipal de Aracaju. Os adolescentes empossados conduzirão debates relacionados ao ECA e ao Conselho Municipal, além de levar opiniões, sugerir pautas e fazer novas reivindicações.

Com informações da Assessoria de Comunicação da CMA