Professores da rede municipal são homenageados

Educação
20/10/2010 17h23
Início > Noticias > 43527

Em homenagem ao Dia do Professor (15 de outubro), a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), congratulou os docentes com uma programação especial, realizada nessa terça-feira, 19, no Teatro Tiradentes, localizado no Centro de Aracaju. Na ocasião, a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, bem como o presidente do Conselho Municipal de Educação (Conmea) e diretor de Recursos Humanos da Semed, Adelmo Meneses, e a diretora de ensino da Semed, Maria José Guimarães, formaram a mesa solene.

Tereza Cristina destacou algumas das principais conquistas do magistério e os desafios enfrentados pelos gestores da área. "Administrar 80 escolas não é uma tarefa fácil, mas podemos apontar grandes avanços da administração municipal no âmbito da educação. Essas conquistas são da categoria docente, já que o professor também é o administrador da própria sala de aula, com todas as complexidades que envolvem esse processo. Podemos nos orgulhar da formação continuada, que privilegia os professores e os torna ainda mais capazes de ensinar, aprender e a crescer junto com o aluno. Parabéns a esses profissionais pela capacidade de transformar o mundo!", declarou a secretária municipal.

A palestra com o tema ‘Relações éticas e a responsabilidade social do profissional docente na Educação Básica', ministrada pela professora doutora em Educação Zita Ana Lago Rodrigues, fez parte da programação. "Estamos permeados por novas formas de comportamento, novos paradigmas, seja no prisma político, econômico, cultural, financeiro, educacional ou de gestão. Além da formação de base, tudo isso nos é exigido enquanto profissionais, uma vez que, em função das mudanças naturais, estamos sendo direcionados a trabalhar com interdisciplinaridade e vivências", colocou a palestrante.

Diversidade

Ao final da apresentação, Zita exibiu o curta-metragem ‘For the birds', que proporcionou, entre muitas reflexões, uma análise sobre o respeito à diversidade na escola. "O importante é mostrar as diferenças, lembrando que a inclusão e a exclusão, quando feitas de forma errada, trazem perdas e danos. À medida que uno forças de forma coerente, encontro um ritmo em comum, e isso torna todo o grupo mais forte e mais capaz de atuar com esmero", ressaltou.

Após a palestra, os professores participaram de sorteio de brindes. A professora de ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Deputado Jaime Araújo, Mônica Ismerim, frisou a importância de refletir sobre o trabalho educativo desenvolvido em benefício dos alunos da rede municipal de ensino. "Tudo isso serve para que nos sintamos valorizados e, em consequência disso, ainda mais fortalecidos na tarefa de educar, pois na escola fazemos parte da diversidade e isso deve ser visto como uma oportunidade que favorece a união e a troca de experiências", disse Ismerim.