Idosos participam de grande encontro em sítio da capital

Saúde
21/10/2010 14h41

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) promoveu nessa quarta, 20, no Sítio Barroso, localizado no Povoado Robalo, um grande encontro com cerca de mil idosos atendidos nas 43 Unidades de Saúde da Família (USF) da capital. Ao longo de todo o mês de outubro foram realizadas diversas atividades de educação em saúde e de promoção da cidadania voltadas para esse público.  Ontem todos se reuniram para a troca de experiências, prática de atividades físicas, discussão da violência contra o idoso e o principal: para muita diversão.

O dia começou com uma grande aula promovida pelas professoras do Programa Academia da Cidade. Depois a turma da melhor idade assistiu a uma série de palestras com ênfase na questão da violência contra o idoso. O grupo almoçou e dançou ao som do repertório de chorinho, comandado pelo cantor Gilson de Paula.

Também estavam à disposição dos presentes estandes educativos e informativos. Um sobre saúde bucal, outro sobre combate às DST's e Aids e o terceiro mostrando o trabalho de utilização de ervas medicinais na confecção de medicamentos naturais na Unidade de Saúde da Família Manoel Sousa Pereira, no conjunto Sol Nascente, bairro Jabotiana.

Para Damares Francisca, atendida na Unidade Sinhazinha, o encontro lhe fez muito bem. "Tudo está maravilhoso, melhor não poderia ser. Estamos tendo a oportunidade de movimentar nosso corpo, estamos desenferrujando, não é? Também estou feliz por estar fazendo novas amizades, fazendo essa higiene mental. Estão todos de parabéns" afirmou.

Animação

A idosa Maria Gildete era uma das mais animadas. "Esse evento é maravilhoso, estou gostando muito dessas capacitações. Estamos tendo a oportunidade de ouvir essas  pessoas tão ilustres aqui nos orientando, isso é muito importante. Estou gostando de tudo, das palestras, da ginástica. Estou muito feliz, só tenho que agradecer ao nosso prefeito [Edvaldo Nogueira] e ao Dr. Samarone (secretário municipal de Saúde)", disse.

A coordenadora de serviço social da SMS, Auxiliadora Rosa, estava satisfeita com o resultado. "Estou me sentindo realizada. A felicidade estampada no rosto de todos os presentes é a resposta de que estamos no caminho certo, fazendo um bom trabalho", declarou.

Sonhos

A assistente social Vilma Mendes trabalha na Unidade Sinhazinha explica que, nessa faixa etária, há uma tendência das pessoas se sentirem desrespeitadas, isoladas, porque a sociedade tende a decretar a morte social do idoso. "O projeto da SMS está indo de encontro a essa tendência ruim e mostrando que a vida continua" explica.

Para Vilma o evento é a concretização do sonho de toda sua equipe. Ela parabenizou a SMS por acreditar nesse projeto e também os idosos por reformularem seus projetos de vida saindo do isolamento social, combatendo a depressão. "Como profissional eu posso dizer que estou realizando mais um dos meus sonhos", explica.

Palestras

O diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), major César Paiva, foi um dos palestrantes. Ele falou sobre as ações da SMTT no combate à violência no trânsito e elogiou a iniciativa da SMS. "Essa ação é magnífica. A SMTT vem tentando em suas ações de fiscalização, de coordenação no trânsito, privilegiar o idoso que sofre com a falta de consciência, com a irresponsabilidade de alguns motoristas", explicou.

O major falou que a maioria dos idosos vitimas de acidentes no trânsito eram pedestres e que, muitas das vezes, não caminhavam pela calçada por ela estar obstruída. "A SMTT tem autuado, fiscalizado, multado com intensidade esses veículos, buscando desobstruir as calçadas", explicou Paiva que também tem intensificado as ações para que sejam respeitados os acentos dos idosos nos ônibus, as vagas para seus veículos em estabelecimentos comerciais e também por mais respeito ao idoso por parte dos motoristas de ônibus.

O geriatra Antônio Cláudio falou sobre a violência contra o idoso e explicou um pouco sobre os tipos de violência: física, psicologia e financeira. "A violência contra o idoso muitas vezes acontece dentro de casa e para evitar que isso aconteça é importante que ele não perca sua autonomia. É preciso se manter ativo, praticar atividades físicas, não ficar parado", explicou.

Uma equipe da delegacia especial de grupos vulneráveis também estava presente ao evento, falando com os idosos e explicando como eles podem fazer denúncias. Além deles também proferiu palestra a fisioterapeuta da Universidade Federal de Sergipe que falou sobre experiências exitosas no combate à discriminação contra o idoso.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone, também marcou presença e agradeceu o trabalho dedicado que os técnicos da secretaria realizam com os idosos atendidos nas unidades da capital. "Agradeço o trabalho belíssimo e dedicado de todos os envolvidos com essa ação e que estão trabalhando pela cidadania, pelos direitos dos idosos", disse Samarone, que pediu aos presentes sugestões para melhorar ainda mais o atendimento à turma da melhor idade. Ele encerrou sua fala muito aplaudido ao anunciar, em primeira mão que, em breve a SMS irá lançar um curso gratuito para cuidador de idosos.