Emurb realiza palestra para prevenção do tabagismo entre servidores

Infraestrutura
22/10/2010 09h03
Início > Notícias > Emurb realiza palestra para prevenção do tabagismo entre servidores

O tabagismo tem sido foco de campanhas educativas em todo o mundo. O consumo de cigarros preocupa especialistas, não só pelos riscos de dependência física e psicológica, mas, principalmente, pelos problemas que o consumo de cigarros pode acarretar ao bom funcionamento do organismo.

Para promover a prevenção entre os servidores do órgão, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) da Prefeitura de Aracaju realizou na manhã dessa quinta-feira, 21, uma palestra sobre os riscos que o fumante enfrenta ao consumir as cerca de 4.720 substâncias tóxicas contidas no cigarro.

Em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), o evento faz parte das ações do programa 'De Bem com a Vida' que a empresa desenvolve para promoção de hábitos saudáveis entre os servidores. A palestra foi ministrada pela assistente social Maria José Santos que, além de tratar do tabagismo, também deu orientações sobre os riscos do uso do crack.

Ao final da atividade, foi distribuído material educativo sobre drogas e aberto um espaço de interação com troca de experiências em que os servidores puderam tirar dúvidas sobre diagnóstico e tratamento da dependência física.

"Esse momento é uma forma de levá-los a refletir sobre o assunto. Como profissional do Sesi, o meu trabalho visa incentivar os trabalhadores da indústria a buscar comportamentos que promovam melhorias na qualidade de vida. Através de campanhas, palestras, diagnósticos de saúde, o Sesi intervém para garantir a mudança de estilos de vida", explica Maria José Santos.

Ronaldo Silva, 48, trabalha na Emurb há 25 anos como técnico de estrada. Para o profissional, a iniciativa contribuiu para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão entre os servidores. "Foi importante porque reforçou o que a gente deve fazer com respeito às drogas, principalmente álcool e fumo. Temos algumas experiências de fumantes entre o nosso quadro e são sempre oportunas essas palestras para conscientizá-los", opina.

Para o jovem Diogo Danilo de Jesus Costa, de 22 anos, a iniciativa ajudou a desmistificar muitas ideias incorretas sobre a importância e necessidade do tratamento adequado. "A palestra foi ótima para incentivar os que fumam a parar e aos que não fumam a não começar. Às vezes, as pessoas pensam que o fumante não para, porque não quer, mas é uma dependência física, logo ele precisa de ajuda para se libertar do vício e, nesse sentido, a assistente social foi bem clara", destaca.

Dia do Servidor

De acordo com o diretor administrativo da Emurb, Walderly de Oliveira, a iniciativa está inserida dentro da programação festiva do Dia do Servidor, que será comemorado no dia 28 deste mês. "O nosso objetivo é em primeiro lugar a prevenção e em segundo, informá-los sobre os perigos do consumo para aqueles que já são fumantes e para suas famílias. Essa palestra inicia um conjunto de atividades que estamos elaborando para comemorar o Dia do Servidor. Outras palestras estão sendo programadas desta vez com o foco na saúde do homem", adianta.