Com o intuito de facilitar o tráfego de veículos na região e garantir segurança aos moradores, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está fazendo a recuperação estrutural da ponte sobre o Rio Poxim, na Estrada da Jabotiana.
Orçada em R$ 197.256,72, a obra consiste na recuperação dos pilares e beirais, bem como na ampliação da passagem de pedestres e pavimentação no entorno. Uma das mais antigas da capital, a ponte é uma das principais vias de ligação entre os bairros da zona oeste e norte da capital. O prazo para conclusão dos serviços é de 60 dias.
De acordo com o engenheiro da Emurb, Oziel Dória, o serviço já está 50% concluído. "Os pilares ainda estão em fase de recuperação, posteriormente será a vez dos beirais. A ferragem já foi trocada e atualmente 11 trabalhadores executam o processo de correção em toda a parte estrutural inferior. O próximo passo será a troca do concreto", detalha.
Manutenção
Segundo o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a ponte devidamente recuperada acompanhará o crescimento do local. "A região, que compreende o bairro Jabotiana, é uma área que tem se desenvolvido bastante na capital. A cada dia surgem novos empreendimentos imobiliários. Para acompanhar esse crescimento, estamos investindo para melhorar as condições urbanísticas do local", explica.
Ele acrescenta que faz parte política estratégica da Emurb não apenas investir em novas obras, mas também na manutenção permanentemente dos equipamentos urbanos já existentes. "O conjunto Santa Lúcia é hoje uma das áreas residenciais em grande expansão populacional. A manutenção estrutural chega no momento em que o crescimento do bairro Jabotiana atinge seu ápice. Depois de recuperada, a ponte, além de melhorar o trânsito, vai oportunizar ao grande número de transeuntes diários comodidade e segurança", comenta Paulo Costa.