Quando se fala em ciência e tecnologia a primeira ideia que surge é a de equipamentos eletrônicos avançados, como celulares, máquinas fotográficas ou televisões. Antes de tudo, a ciência e a tecnologia têm por princípio o conhecimento. É nessa perspectiva que a reciclagem consegue conquistar seu espaço, demonstrando que as transformações podem começar por meio de uma simples folha de papel jornal, dado o conhecimento relacionado a criação de peças artesanais. É assim o exemplo exposto pela Oficina de Papel, uma das atividades socioambientais mantida pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Durante a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece até o dia 26 deste mês em todo o país, com o tema ‘Ciência para o desenvolvimento sustentável', diversas instituições e órgãos públicos de Sergipe estão difundindo a importância da ciência e tecnologia em todo o estado para crianças e adolescentes. Um dos locais de realização da semana é a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), que fica localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira), local onde também conta com a participação de uma mostra de trabalhos da Oficina de Papel.
Entre os órgãos públicos que participam da semana, a Emsurb contribui com uma exposição dos produtos confeccionados pela Oficina de Papel, uma iniciativa de cunho ambiental que visa reciclar papel por meio da arte. "Nossa matéria-prima é o jornal, que após informar as pessoas através das notícias, é transformado em produtos de utilidade doméstica. Essa é a nossa contribuição para preservar o meio ambiente", disse Cristina Sales, coordenadora da oficina.
Cinco monitoras da Oficina de Papel estiveram participando de uma das atividades relacionadas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu nas proximidades da CCTECA. "O espaço que estamos tendo em eventos como esse demonstra que o trabalho está sendo reconhecido pela sua importância ambiental. Em cada exposição, a exemplo desta, temos a certeza que estamos educando e mostrando um dos caminhos para a preservação do planeta, que é a reciclagem. Reciclar também é ciência", enfatiza Cristina.
Oficina de Papel
Além de exposições, as monitoras da Oficina de Papel recebem convites para ministrar cursos intensivos de reciclagem. "Durante 15 dias estaremos presentes na Escola Estadual Francisco Rosa, localizada no Bugio, para orientar e ensinar alunos e professores como transformar papel em artesanato", informa a coordenadora da oficina. "Os frutos desse trabalho estão aparecendo através de pessoas que aprenderam conosco e acabam tendo uma renda extra na venda dos produtos", destaca.
Há 12 anos, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém a Oficina de Papel, projeto sem fins lucrativos que recicla e transforma papéis de jornal e revista em artesanato. As atividades acontecem no Parque da Sementeira e têm função educativa, despertando a preocupação com a preservação do meio ambiente.