No último dia 18, o prefeito Edvaldo Nogueira, em parceria com empresários do setor de transportes, entregou 14 novos ônibus à população de Aracaju, dando prosseguimento ao processo de renovação da frota. Todos os veículos possuem assentos especiais, GPS e bloqueio de portas, além de elevador para cadeirantes. Os usuários do sistema do transporte coletivo integrado aprovaram a iniciativa e já estão usufruindo do conforto e da segurança dos novos ônibus.
Os 14 veículos começaram a circular na última terça-feira, passando a atender três linhas. Seis foram destinados à linha Maracaju/DIA, que passa pelo Santos Dumont. Quatro integram agora a linha Circular Shopping, que passa pela Coroa do Meio, pelo conjunto Augusto Franco e pela Universidade Tiradentes (Unit). Os outros quatro veículos atendem à nova linha Padre Pedro/Campus, criada a partir de sondagens realizadas pela SMTT junto à população.
Moradora do bairro Coroa do Meio, Maria Jaci pega diariamente o ‘Circular Shopping' e elogiou o aumento do número de ônibus nessa linha. "É importante que tenha mais ônibus na cidade, porque senão eles chegam lotados. Esses agora são mais confortáveis", afirma Maria Jaci.
Luís Carlos Lemos e Maria Priscila moram em lugares distintos - ele no Rosa Elze, em São Cristóvão, e ela no bairro Santa Maria, em Aracaju. Agora os dois pegam a mesma linha, a recém-lançada Padre Pedro/Campus, e se dizem satisfeitos com as melhorias. "O aumento na quantidade de ônibus diminui o aperto dentro dos veículos e evita que a gente fique esperando por muito tempo", elogia Luís Carlos.
"O bairro onde eu moro já é atendido por diversas linhas, que são Santa Maria/DIA, Mercado e agora a Padre Pedro/DIA. É muito melhor para nós, usuários, quando temos mais opções e mais ônibus em circulação", diz Maria Priscila.
Renovação
Até janeiro de 2011 mais 34 novos veículos integrarão a frota de ônibus de Aracaju. Segundo o diretor-executivo da empresa Tropical, Adierson Monteiro, as empresas vêm se esforçando para cumprir as metas da Prefeitura de Aracaju em relação ao transporte público. "Introduzimos a nova linha, fruto de uma necessidade da população, e em breve colocaremos mais veículos novos nas ruas", informa.