PMA capacita profissionais para estimular pré-natal

Saúde
26/10/2010 08h21
Início > Noticias > 43567

A Rede de Atenção Básica (Reab) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está concluindo o ciclo de capacitações denominado 'Saúde Materno-infantil'. Nesta terça-feira, dia 26, a partir das 8h, serão capacitados cerca de 200 profissionais no auditório do Centro de Educação Permanente de Saúde (Ceps), localizado na rua Luis Carlos Prestes, no fundo do antigo Mistão. A ação tem a participação dos programas Saúde da Mulher e Saúde da Criança.

Dividida em turmas, a capacitação é dirigida a todos os membros das equipes dos Programas de Saúde da Família (PSFs): médicos, enfermeiros, assistentes e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais e agentes comunitários. A capacitação objetiva reduzir taxas de mortalidade infantil, estimulando os profissionais a melhorar a atenção materno-infantil.

"Estaremos ampliando os conhecimentos e estratégias capazes de conquistar e convencer as usuárias do Sistema Único de Saúde [SUS] a aderirem ao aleitamento materno exclusivo, em até seis meses, e a iniciação precoce do pré-natal", explica a coordenadora do Programa Saúde da Criança, Cristiane Ludimila.

Aracaju apresenta baixos indicadores de mortalidade infantil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (ME), com índice de 16 crianças por mil nascidos vivos. "Mas, mesmo com um indicador considerado baixo, temos de trabalhar para continuar reduzindo essa taxa", enfatiza.

Mamãe Coruja

Dentro dos serviços prestados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para as usuárias da rede de saúde está o Programa Mamãe Coruja, que oferta de forma centralizada exames de patologia clínica padronizadas para o pré-natal. Para participar do Mamãe Coruja, as mulheres grávidas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas residências e realizar o cadastro.

Ao aderir a esse serviço, de posse do resultado dos exames, as gestantes são acompanhadas na Unidade de Saúde da Família (USF) pela dupla de profissionais médico (a) e enfermeiro (a) até o último mês da gestação.