Capacitação na área de culinária resulta na abertura de pequenos negócios

Formação para o Trabalho
26/10/2010 14h08
Início > Notícias > Capacitação na área de culinária resulta na abertura de pequenos negócios

Mais uma turma está capacitada na área de culinária por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) da Prefeitura de Aracaju. O curso foi realizado na Unidade de Qualificação Profissional do Jardim Centenário, local onde ocorreu a entrega dos certificados. E para marcar o encerramento e comemorar o início de vários pequenos negócios, foram preparadas e servidas iguarias.

As aulas, ministradas no núcleo de aprendizado da Fundat, sediado na rua Bela Vista, 37, Jardim Centenário, aconteceram diariamente das 8h às 11h, perfazendo uma carga de 40 horas. O curso foi comandado pela culinarista Vânia Maria Lima, especialista na arte da confecção de alimentos. Há mais de quatro anos, a instrutora está na Fundat repassando os seus conhecimentos e contribuindo para a formação de vários cidadãos que têm a oportunidade de aprender e iniciar um pequeno negócio.

A turma concentrou 20 mulheres, a maioria donas de casa. De acordo com os relatos, muitas dessas mulheres iniciaram o curso apostando numa mudança profunda de vida e, com o incentivo da instrutora, foi possível gerar renda antes mesmo do término do treinamento.

A emoção esteve presente no semblante das alunas por considerarem que mais uma etapa foi ultrapassada. Muitas tiveram que conciliar os afazeres domésticos com os filhos para se dedicar ao curso.

Vanicleia dos Santos Rodrigues, 35, três filhos, é um exemplo. Ela aproveitou o aprendizado para começar um pequeno negócio em sua residência. "Hoje posso dizer que estou começando a realizar um sonho. Já estou fornecendo marmitas e quentinhas e também comercializando acarajé. Isso devo a Deus e a prefeitura que nos ofereceu o curso gratuitamente, a nossa instrutora e a coordenadora dessa unidade, Jailda", afirmou.

Missão

No seu pronunciamento, a instrutora Vãnia Maria disse que a sua missão estava cumprida. "Vocês não fazem ideia da minha satisfação. É tão bom poder dar uma pequena parcela de contribuição para a felicidade de um ser humano", esclareceu.

A coordenadora da Unidade do Jardim Centenário, Jailda dos Santos Prado, enfocou que as alunas se transformaram em profissionais e que, com certeza, a renda familiar irá melhorar. "A prefeitura tem oportunizado a qualificação profissional de muitos cidadãos. Somente nessa unidade temos vivenciado o exemplo de muitos que hoje têm uma melhor qualidade de vida", comentou.

Após a parte solene, alunas, instrutora e demais convidados degustaram diversos pratos preparados pelas alunas. Foram servidos rocamboles de camarão, carne e frango, camarão a LaVania, torta primavera, bolo de verduras, macarrão, caruru, panquecas, lasanhas de vários sabores, doces finos e outras sobremesas. No geral, foram mais de 20 pratos diferentes.