NPD apoia curso da Fundação Joaquim Nabuco em Aracaju

Funcaju
03/11/2010 08h43
Início > Noticias > 43599

A Fundação Joaquim Nabuco, com o apoio da Sociedade Semear e do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Aracaju (SE) | Programa Olhar Brasil, realiza o curso 'Cultura Contemporânea: uma introdução', que acontece de novembro a dezembro de 2010. O curso será realizado em cidades do Nordeste, composto por cinco módulos: cinema, música, literatura, artes plásticas e dança, com carga horária total de 80 horas/aula.

O curso 'Primitivo, Vanguardista, Clássico e Moderno: Um breve panorama do Cinema no Século XX' será o primeiro no módulo Cinema e será realizado de 10 a 13 de novembro, na Sociedade Semear, localizada Rua Vila Cristina, 148, São José, em Aracaju. As aulas serão ministradas pelo professor Rodrigo Almeida e serão abertas ao público em geral.

Inscrições

Para participar do curso, o candidato deve efetuar sua inscrição na Sociedade Semear, em horário comercial. Para mais informações entrar em contato através do telefone (79) 3214-5800.

Rodrigo Almeida

Rodrigo Almeida Ferreira é pesquisador, jornalista, cineclubista, curador, crítico, blogueiro, roteirista e cineasta amador. Formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (2007.2) e Mestre em Comunicação (2010.1), ele se destaca nesse campo de conhecimento por ser criador e curador do Cineclube Dissenso e possuir profundo interesse em Cinema, Consumo, Cinefilia, Crítica Cultural, Cinema Marginal, Imprensa Alternativa, Jornalismo Literário, Jornalismo Gonzo, Literatura, Mídias Digitais, Pirataria e Direitos Autorais.

Já publicou artigos científicos como: 'Cronenberg como Ciência: o Absurdo como parábola da Realidade' e 'Consumo Cinéfilo e Cultura Contemporânea: Um Panorama'.  Além disso, escreveu o capítulo 'O Overmundo como parâmetro de uma crítica digital?', no livro 'Protocolos Críticos'.

O curso 'Cultura Contemporânea: uma introdução' tem o objetivo de atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo aulas de caráter mais introdutório e formativo, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas mais diversas linguagens.

Composto por cinco módulos: literatura, cinema, dança, artes plásticas e música, tem a intenção de atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos. Os módulos serão ministrados numa linguagem clara e acessível por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso.