A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), informa que termina neste dia 31 deste mês o prazo para que familiares de pessoas sepultadas no ano de 2005 no Cemitério São João Batista, utilizando gavetas provisórias, dêem destinação aos restos mortais. "Existem mais de mil restos mortais identificados à espera de uma destinação por parte da família", informa o diretor de Espaços Públicos, Antônio Carlos Mota.
O não comparecimento do familiar acarretará o procedimento de sepultamento dos restos mortais de forma coletiva. "Os cemitérios administrados pelo poder público, a exemplo do São João Batista, servem para atender as camadas mais carentes da população. Como não há capacidade de manter os restos mortais de forma permanente, a prefeitura estabelece um prazo de dois anos, estendido por alguns meses, para que a família retire a ossada. Isso é necessário para que outros sepultamentos possam ser realizados", explica o diretor de Espaços Públicos.
Os restos mortais daqueles que foram sepultados no ano de 2005 estão preservados no ossuário geral da prefeitura. "Todos estão devidamente identificados e colocados em sacos próprios para esse tipo de procedimento", destaca o diretor de Espaços Públicos. "A Emsurb está realizando esse trabalho para evitar a superpopulação dos cemitérios. As famílias precisam se conscientizar e fazer o translado da ossada de seus parentes para um outro cemitério ou fazer a perpetuação", acrescenta.
As famílias que tiveram parentes sepultados em 2005 no Cemitério São João Batista devem procurar a sede da Emsurb, que fica localizada no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), na avenida Jornalista Santos Santana, s/n, bairro Jardins.
Dia de Finados
Os quatro cemitérios da capital que são administrados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), estão sendo preparados para receber o público no Dia de Finados (2 de novembro). Desde o início da semana estão sendo realizados serviços de varrição, capinação, pintura, recolhimento de lixo e entulho, gadanhamento e roçagem, além da manutenção geral de todas as áreas externas e internas dos cemitérios.
"Durante o dia 2 de novembro colocaremos uma equipe fixa com 12 agentes de limpeza no cemitério São João Batista e mais 12 agentes, integrando uma equipe volante, nos demais cemitérios", informa o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes. As equipes volantes serão distribuídas entre os cemitérios do ABC (Jardins), Maria Helena Alves Bandeira (Atalaia) e Cemitério dos Náufragos (Mosqueiro).
Manutenção
Em todos os cemitérios também estão sendo realizados serviços de manutenção. "Estaremos executando serviços de pintura e manutenção das capelas. Além disso, iremos ampliar a passarela de entrada e a troca dos portões do Cemitério São João Batista e do Maria Helena Alves Bandeira", informa o coordenador de Cemitérios, Lavanderias e Sanitários Públicos, Horácio Correia de Andrade.
A presença de ambulantes durante o dia de visita dos familiares aos cemitérios também será organizada e fiscalizada pela Emsurb. "A organização do comércio se faz necessária pelo grande número de ambulantes presentes na entrada dos cemitérios. Juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social [Semasc], iremos fiscalizar a exploração do trabalho infantil", coloca o gerente de Espaços Públicos, Antônio Pereira.