Com o intuito de ampliar o número de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), tem mantido parcerias com diversas entidades e associações de moradores. Juntamente com a Casa Batista da Amizade, por exemplo, o município capacitou 22 cidadãos através do curso de doces e salgados.
Localizada no bairro Santo Antônio, a Casa Batista da Amizade é parceira da Fundat há alguns anos. Enquanto a Fundação disponibiliza instrutores e todo o material didático, a entidade oferece o espaço físico para que os cursos sejam ministrados. Lá já foram realizados treinamentos de biscuit, espanhol, culinária, cabeleireiro, entre outros.
O curso de doces e salgados teve duração de 60 horas/aula, com atividades concentradas no período da tarde. O encerramento ocorreu na tarde dessa quarta, 27, com a entrega de certificados para os concludentes. O treinamento foi comandado pela culinarista Maria Geilza Santos.
A aluna Andrea Vieira da Purificação Soares, 28 anos, agradeceu a oportunidade. Ela já atua na área, fornecendo doces e salgados por encomenda. "Apesar de já trabalhar na área, aprendi a fazer doces e salgados diferentes", declarou, acrescentando que a sua renda já está melhorando em função dos novos conhecimentos adquiridos no curso de culinária.
Parceria
A coordenadora da Casa Batista da Amizade, Ester Batista Costa Alves, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Aracaju. "A parceria é sempre positiva porque estamos capacitando cidadãos que estão ingressando no mercado de trabalho ou fazendo produtos de qualidade para comercializar", justificou.
A coordenadora do Programa de Qualificação Profissional da Fundat, Camila Dantas, fez a entrega dos certificados e parabenizou a turma pelo desempenho. "Vocês são vencedores. Acredito que muitos tiveram que fazer um grande esforço para frequentar as aulas, mas as barreiras foram vencidas e hoje é uma data especial", disse.