Equipe confecciona enfeites para o Natal

Agência Aracaju de Notícias
28/10/2010 14h40
Início > Noticias > 43607

A baiana Conceição Dias trabalha fazendo decoração de festas de aniversário e produzindo peças de artesanato em casa. Mas, nos últimos meses do ano, ela prepara as malas e viaja para Aracaju. Conceição é uma das pessoas que integram a equipe responsável pela produção da decoração natalina montada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com o intuito de deixar a cidade ainda mais bonita durante o mês de dezembro.

"Esse é a segunda vez que trabalho fazendo a decoração de Natal. No ano passado, eu até participei de uma encenação, eu era um anjo que tocava harpa", conta ela. Conceição afirma que este ano vai ficar responsável pelas pinturas e produção de esculturas, como o Papai Noel, além de laços e iluminação de portais.

Cerca de 30 pessoas estão trabalhando na produção da decoração natalina em um galpão localizado no Bairro Industrial. No local, estão sendo realizados serviços elétricos, de marcenaria, carpintaria, ferragens e produção de peças mais delicadas, como esculturas e guirlandas.

Segundo José Cabral, que coordena os serviços no galpão, geralmente são contratadas pessoas que já trabalharam com a montagem em outros anos. "Tem gente daqui de Aracaju e de Salvador. Estamos trabalhando aqui desde o dia 13 de outubro, com todo o pique para entregar tudo no prazo determinado", afirma.

Trabalho

José Cabral conta que tudo o que está sendo produzido no galpão vai enfeitar o Calçadão. Lá serão montados os portais, o coreto, as árvores e as guirlandas que deixarão a cidade mais bonita e iluminada. "Não estamos reutilizando muito do que foi usado no ano passado, a maioria dos materiais é nova. Trabalhamos duro o dia inteiro para concluir o trabalho a tempo", declara ele.

Ainda de acordo com Cabral, o trabalho é feito em equipe e de maneira sincronizada. "Enquanto uma parte trabalha aqui no galpão, outra parte do grupo vai ao local montar os suportes e os cabos de aço que irão sustentar as guirlandas, por exemplo. A gente vai instalando tudo à medida que as coisas vão ficando prontas", explica.

Ivo Gato, artista plástico responsável pela decoração natalina, conta que o trabalho também está sendo feito em outro galpão do Bairro Industrial, no Calçadão e no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira). "Nossa equipe completa conta com mais de 150 pessoas. Temos também uma linha de produção em Salvador (BA), produzindo objetos que serão trazidos de caminhão para Aracaju", diz o artista.

Satisfação

A artesã Conceição revela que se sente realizada por fazer parte da equipe responsável pela elaboração e montagem da decoração natalina. "É uma satisfação ver tudo pronto, a cidade fica muito bonita. O Natal é uma festa linda, que envolve muita emoção. Adoro saber que fiz parte disso, eu sempre tiro fotos para mostrar à minha família, em Salvador, as crianças ficam muito animadas", conta.

A baiana garante que o esforço da equipe é para fazer com que a decoração deste ano seja ainda mais bonita do que a de 2009. "Ivo Gato sempre se supera. Este ano, com certeza, vai ser tudo mais caprichado ainda", diz. Além da beleza, Conceição também está atenta ao quesito segurança. "Nossa preocupação é trabalhar com qualidade e segurança, para evitar que ocorra qualquer tipo de acidente, garantindo sempre o brilho da festa", defende ela.