Prefeitura reforça diálogo com catadores do aterro do Santa Maria

Serviços Urbanos
29/10/2010 16h55
Início > Noticias > 43623

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), reuniu na manhã desta sexta-feira, 29, os catadores que trabalham recolhendo os resíduos no aterro controlado do bairro Santa Maria. O objetivo foi estreitar os laços entre o poder público e os catadores. "Esse diálogo com os catadores é importante para reforçar a nossa preocupação com a situação deles. Sabemos que é através do recolhimento de resíduos que eles retiram seu sustento. Nosso papel é oferecer melhorias para o trabalho e ouvir o que têm a dizer", enfatiza a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.

Durante o encontro com os representantes municipais, os catadores ouviram e foram escutados sobre os assuntos que envolvem o aterro controlado. Na ocasião os catadores receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para uso obrigatório durante o recolhimento na área de catação. "Existem leis que não permitem o contato direito da pessoa com o lixo. Não vamos permitir que isso aconteça e por isso vamos exigir que vocês usem esses equipamentos", disse Lucimara. Os EPI´s distribuídos contêm luvas, botas e respiradores.

Outra situação esclarecida pela presidente da Emsurb foi a fiscalização de crianças na área do aterro. "Vamos cumprir a determinação de não deixar crianças no aterro. Esse trabalho também precisa do apoio de todos os catadores aqui presentes para evitar a entrada de menores", destaca Lucimara Passos.

Ações

De acordo com Lucimara, a Prefeitura de Aracaju vem estudando e colocando em prática diversas ações. "Estamos com uma parceria com a empresa Torre, através do programa Jovem Aprendiz, que visa inserir pessoas entre 18 e 23 anos de idade no mercado de trabalho. Essa é uma ótima oportunidade para conseguir um espaço no mercado formal", esclarece.

"Também estamos estimulando o surgimento de outras cooperativas para fortalecer o trabalho dos catadores", coloca a presidente da Emsurb. "Com essa cooperativa vocês terão maior apoio do poder público e mais oportunidades para reivindicar melhorias", acrescenta. Como parte dessa ação está sendo criado o Centro de Triagem, que funcionará no bairro 17 de Março.

Elogios

A reunião foi elogiada pelos catadores, que aprovaram a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual e a proibição da entrada de menores no aterro. Adriana Santos Gama, que mesmo grávida trabalha como catadora, declarou estar satisfeita com a presença dos representantes municipais. "É sempre bom saber o que eles estão fazendo. É bom pra eles ouvirem também o que a gente quer. Uma coisa que nunca gostei foi criança aqui no aterro", disse.

A catadora Judite Matias Souza falou da importância das ações promovidas pela Prefeitura de Aracaju. "Eu acho que isso é muito bom. Recebi bota e luva pra trabalhar. Veja que coisa boa", comenta.