Prefeitura participa de seminário sobre Gestão Integrada de Águas Urbanas

Serviços Urbanos
04/11/2010 18h04
Início > Notícias > Prefeitura participa de seminário sobre Gestão Integrada de Águas Urbanas

Foi realizado nesta quinta-feira, 4, o I Seminário do Projeto de Gestão Integrada de Águas Urbanas de Aracaju e Grande Aracaju, que aconteceu no auditório da Codise e reuniu representantes de diversas entidades e órgãos públicos. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), participou do evento com o tema ‘Gerenciamento de Resíduos Sólidos', que foi abordado pelo gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes.

A presidente da Emsurb, Lucimara Passos, enfatizou que é importante a participação em seminários para consolidar o debate em relação às políticas públicas na área ambiental. "Essa participação é fruto do reconhecimento do nosso trabalho. É sempre relevante esclarecer a todos o papel exercido pela prefeitura na área de limpeza urbana e de meio ambiente", registra. "Nossa função é administrar e gerenciar espaços públicos pertencentes ao município, além de planejar, coordenar e executar atividades referentes aos serviços de limpeza pública", acrescenta.

O representante da Emsurb no seminário, Roberto Gomes, apresentou dados sobre a coleta de lixo e falou da execução dos serviços de limpeza em Aracaju. "A produção diária de resíduo domiciliar chega a 450 toneladas, somado a 435 toneladas de entulhos. Esses são dados que demonstram o quanto é importante manter uma coleta constante e funcionando de forma eficiente", destaca.

"Entre os trabalhos de limpeza urbana a Emsurb realiza a coleta seletiva, limpeza de praias, praças, feiras livres, entre outros locais", informa Roberto. "Somente nas feiras livres, que somam 33 em toda a capital, que são realizadas de quarta a domingo, são produzidos 190 toneladas de lixo por mês. O serviço consiste na varrição, recolhimento de resíduos, lavagem e desinfecção", coloca.

Educação ambiental

Para Roberto Gomes, o serviço de limpeza da cidade não se resume apenas ao recolhimento diário de lixo. "Importante investir em educação ambiental, um trabalho que a Emsurb está consolidando nas escolas, em condomínios e em associações, entendendo assim que é a partir do conhecimento sobre a correta adequação do lixo que é possível ampliar as mudanças", registra o gerente de Limpeza Urbana.

O seminário contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).