Donas de casa aprendem a fazer artesanato em biscuit

Formação para o Trabalho
05/11/2010 08h57
Início > Noticias > 43664

Mais 20 cidadãs foram qualificadas para o mercado de trabalho após frequentarem o curso de artesanato em biscuit ofertado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). O treinamento aconteceu na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, localizada no bairro Porto D'Anta. Considerando que a confecção de peças em biscuit é uma atividade rentável, algumas alunas estão se mobilizando para a formação de uma cooperativa de trabalho, enquanto outras já montaram seu próprio negócio.

Após 60 horas de curso, as alunas receberam o certificado de conclusão em clima de comemoração. A força de vontade da turma, formada em sua maioria por donas de casa, foi um aspecto marcante no decorrer das aulas. As alunas deixaram os seus afazeres domésticos em busca de capacitação, para investir na realização pessoal e profissional, além de aumentar a renda familiar.

Algumas mulheres, a princípio, frequentaram o curso como forma de terapia, buscando o fortalecimento pessoal e a elevação da auto-estima. No entanto, após passar a fase inicial e ao conquistar novas amizades, elas descobriram que o treinamento era mais do que uma terapia, era uma oportunidade da negócios.

Cooperativa

As donas de casa, hoje artesãs, Maria do Socorro Vieira, 42 anos, Elinaerte Machado Rego, 25, e Jane Meire Santos Rodrigues, 45, estão apostando na formação de uma cooperativa de trabalho. "A gente vê vários exemplos de pessoas que trabalham com biscuit e conseguem obter uma boa renda. Para nós não será diferente", disse Elinaerte, acrescentando que trabalhar em conjunto é melhor por conta da possibilidade de divisão de tarefas.

"Cada uma será responsável por uma área específica de atuação, como o marketing e a compra da matéria-prima, mas no momento da confecção, o trabalho será de todas as três", comentou Maria do Socorro, lembrando que todas estão qualificadas para a nova atividade.

Renda

As alunas Cintia Stefany dos Santos, 21 anos, e Jenifler Toledo Rocha, 32, já estão ganhando dinheiro. "Já estou me virando e recebendo encomendas. É muito bom trabalhar e ganhar dinheiro. A minha vida tende a melhorar, com toda certeza", comentou Jenifler.

O curso foi ministrado pela artesã Telma Maria Vieira de Andrade. Além de repassar os seus conhecimentos, ela incentivou os  alunos a enfrentar o mercado de trabalho. "Confeccionar biscuit é uma atividade em que o lucro é considerável. Resta ter interesse e formar a clientela", comentou.