A Prefeitura de Aracaju não só gera empregos através da realização de obras e da prestação de serviços públicos, como também facilita a relação entre empresas privadas e trabalhadores. Através do Balcão de Intermediação de Mão de Obra, a Fundação Municipal de Trabalho (Fundat) ajuda a encaminhar centenas de profissionais ao mercado de trabalho.
Há oito anos, o balcão recebe, diariamente, currículos de trabalhadores que procuram emprego. A intermediação acontece quando alguma empresa entra em contato com a Fundat. É nesse momento que são encaminhados currículos de acordo com o perfil de profissional exigido para a vaga a ser preenchida. Em média, 18 currículos são cadastrados por dia.
A Fundat estabelece vínculo com diversos tipos de empresas, desde a área têxtil até firmas de engenharia, tanto de Sergipe quanto de fora do estado de Sergipe. De acordo com a chefe do Balcão de Intermediação, Célia Vasconcelos, cada vez mais as empresas exigem profissionais capacitados, com conhecimentos específicos.
Cadastro
Para realizar o cadastramento do currículo, o interessado deve ter, no mínimo, o segundo grau (completo ou em curso). Essa é uma exigência do próprio mercado mercado formal de trabalho.
"Por causa da maior exigência por parte das empresas, a gente às vezes encontra um pouco de dificuldade em achar um profissional cadastrado que tenha o perfil exigido pela empresa", afirma Célia Vasconcelos.
Documentos
Para se cadastrar, basta levar currículo, RG, CPF e carteira de trabalho. O Balcão de Intermediação de Mão de Obra funciona das 7 às 17h na sede da Fundat, localizada na rua Pacatuba, Centro.