Ouvidoria da Saúde ajuda a qualificar serviços

Saúde
09/11/2010 14h16
Início > Noticias > 43693

Ao aceitar assumir o cargo de secretário municipal de Saúde, o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, disse que vai buscar melhorar a saúde pública com o auxílio de médicos, enfermeiros, técnicos, sindicatos e, sobretudo, da população usuária dos serviços. "Todos os canais de diálogo estarão abertos", garantiu Silvio Santos, durante a coletiva realizada nessa segunda-feira, 8.

Um desses canais de comunicação é o programa ‘Ouvidor SUS', criado pelo Governo Federal e implantado na capital sergipana pela Prefeitura de Aracaju para aproximar os cidadãos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possibilitando o atendimento das demandas e a melhoria contínua do atendimento. A ouvidoria permite que os usuários tirem dúvidas, manifestem suas queixas e façam solicitações, elogios ou denúncias.

O processo é iniciado com o registro e o encaminhamento da manifestação do cidadão para um sistema de sub-rede da SMS, onde a demanda é analisada. A partir daí, um parecer é emitido dentro de um prazo estabelecido de acordo a complexidade do pleito. Em seguida, o registro volta para a ouvidoria, que entra em contato com o cidadão, já com a resposta ao seu pedido.

"Nosso objetivo é oferecer um atendimento humanizado e prestar informações visando à melhoria da qualidade do serviço na área da saúde. Mas é importante destacar que a ouvidoria não resolve o problema de ninguém. Nosso trabalho é registrar os problemas, as sugestões e solicitações para estabelecer um diálogo com o cidadão", explica a coordenadora da ouvidoria, Diana Freitas.

Mapeamento

O ‘Ouvidor SUS' é um sistema de informação desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Em Aracaju, a adesão ao programa aconteceu no ano passado, quando foram adquiridos novos equipamentos e os profissionais passaram por uma capacitação.

Mensalmente é gerado um relatório gerencial com mapeamento dos problemas que envolvem a área da saúde registrados na ouvidoria. Esse documento é encaminhado para o setor de planejamento do gabinete do secretário, da Atenção Básica e para o setor de regulação, para que os gestores conheçam a situação e possam adotar as medidas cabíveis.

Canais

Para entrar em contato com a ouvidoria da Saúde o cidadão pode ligar para os telefones 3179-1080, 156, escrever para o email saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br ou ainda comparecer das 7h30 às 17h à sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na rua Sergipe, bairro Siqueira Campos. Também há caixas de sugestão distribuídas nos 43 postos de saúde do município.