Prefeitura inicia preparativos para a 8ª Caminhada contra a Aids

Saúde
09/11/2010 15h50
Início > Notícias > Prefeitura inicia preparativos para a 8ª Caminhada contra a Aids

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é comemorado no dia 1º de dezembro. Há sete anos, para comemorar a data, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza uma grande caminhada educativa. Os preparativos para a edição deste ano já começaram e representantes da Federação dos Bandeirantes estiveram nesta terça-feira, 9, na SMS para reafirmar seu compromisso em apoiar o evento.

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Combate às DST/Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos, a reunião teve o objetivo de formalizar, mais uma vez, a parceria entre as instituições. "Estamos aqui para discutir como deve ser a estratégia de mobilização, a estrutura da caminhada e definir qual vai ser o papel dos Bandeirantes nesse processo", explicou Andrey Lemos.

Durante a reunião, o coordenador informou o que a secretaria irá disponibilizar para a caminhada e falou sobre a importância da participação dos Bandeirantes. "Estamos discutindo aqui as formas de realizar uma caminhada bonita e atrativa para que a sociedade possa participar desse momento de reflexão sobre a importância da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e Aids", disse.

A presidente do Movimento dos Bandeirantes do Núcleo Aracaju, Rizonete Lucia Fonseca, saiu contente do encontro. "Acredito que, firmando esse compromisso, ganha a Secretaria Municipal de Saúde, ganham os membros do movimento e também a sociedade como um todo. Os trabalhos feitos em parceria têm mais força e todos ganham com isso", afirmou Rizonete, explicando que o papel do movimento dos Bandeirantes é de conscientização individual e coletiva.

Tuberculose

Também nesta terça, 9, Andrey Lemos participou de uma reunião com a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Maria Heide; com a infectologista do Serviço de Assistência às Pessoas com Aids, Gilmara Carvalho; e com a coordenadora do Programa de Controle e Combate à Tuberculose de Aracaju, Fabrízia Tavares. O objetivo foi definir o fluxo de testagem de tuberculose em pacientes infectados com HIV/Aids. "O estado está garantindo a disponibilização dos testes e da medicação para o tratamento, a quimioprofilaxia", informou Andrey.

Durante a reunião também foi definida a capacitação que será realizada pela SMS com os infectologistas do serviço de assistência às pessoas com Aids. "Nosso objetivo é implantar mais um serviço, melhorando cada vez mais a qualidade do nosso atendimento às pessoas com HIV/Aids no nosso Estado", disse Andrey Lemos.