Técnicos da Semed participam de Fórum de Práticas Educativas em Natal

Educação
08/11/2010 08h31
Início > Noticias > 43705

Técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) participaram na última quinta-feira, 4, do ‘Fórum de Práticas Educativas - Educação Infantil e Ano Inicial do Ensino Fundamental', realizado em Natal (RN). O evento teve como objetivo reunir profissionais da área da educação para debater a necessidade de produzir práticas sistematizadas e comprometidas com a qualidade pedagógica, assim como discutir temas relacionados à educação infantil e às séries iniciais.

O encontro foi uma iniciativa da rede de ensino Aprende Brasil e contou com a participação da professora doutora Carla Moro. Em sua palestra, ela abordou as diretrizes curriculares nacionais e interagiu com os participantes. Os relatos acerca da utilização do material didático da Editora Positivo, responsável pela implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil, bem como informações sobre as capacitações voltadas para o corpo docente da rede municipal de ensino de Aracaju e os bons resultados alcançados foram transmitidos pela coordenadora de educação infantil da Semed, Maria José Barreto.

Na ocasião também foram apresentadas as ferramentas do Portal Aprende Brasil, no qual professores e alunos têm acesso a conteúdos pedagógicos especialmente desenvolvidos para cada faixa etária. A apresentação foi conduzida pela professora Raimunda Soares, ao lado das professoras das escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Tênisson Ribeiro e Papa João Paulo II, Cássia de Fátima da Silva e Ana Angélica Pinheiro.

Motivação

Segundo a diretora de ensino da Semed, Maria José Guimarães, o evento serviu para tornar conhecidas as novas possibilidades oferecidas pelo Sistema Aprende Brasil. "Encontros como esse são de suma importância, pois motivam os profissionais a realizarem práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a elaboração de projetos que garantem ao aluno o direito de aprender", explicou a diretora. Também foram realizados minicursos e uma reunião que teve como objetivo orientar os gestores a respeito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A diretora de educação infantil da Semed, Maria José Barreto, salienta que o material didático da Editora Positivo tem enriquecido a proposta pedagógica da rede municipal de ensino de Aracaju, pois traz novas possibilidades de trabalho com atividades diversificadas. "Em Aracaju, cerca de 6.500 crianças de 47 escolas da rede municipal estão sendo beneficiadas com o sistema. Além disso, aproximadamente 300 professores fazem uso do material didático oferecido pela editora", destaca Maria José Barreto.

Aprende Brasil

O Sistema de Ensino Aprende Brasil é um produto da Editora Positivo - uma das empresas do Grupo Positivo, maior corporação educacional do país - desenvolvido para atender as escolas da rede pública de ensino básico, por meio da gestão das Secretarias de Educação. O sistema é constituído de um conjunto de elementos que formam uma estrutura organizada e integrada: uma coleção de livros didáticos, um portal educacional (www.portalaprendebrasil.com.br), no qual professores e alunos podem explorar conteúdos pedagógicos especialmente desenvolvidos para cada faixa etária. Para que o trabalho seja eficiente, o corpo docente e técnicos também recebem formação, por meio de cursos sistemáticos.

Atualmente, o Aprende Brasil está presente em 1.900 escolas públicas, fazendo a diferença na vida de 285 mil alunos de mais de 160 municípios brasileiros. Em inúmeros deles, as instituições conveniadas já se tornaram referência nacional com prêmios em olimpíadas escolares de conhecimento e feiras educacionais, e apresentaram melhores índices em avaliações do Ministério da Educação (MEC).

Aracaju

No dia 30 de março de 2009, o prefeito Edvaldo Nogueira oficializou o convênio com a editora, cuja iniciativa integrou a Campanha pelo Direito de Aprender, lançada pela Prefeitura de Aracaju em 2007 com a meta de elevar a qualidade do ensino na rede municipal e despertar nas comunidades escolares a consciência de que a conquista e a manutenção de uma educação de qualidade depende de todos.