Palestra vai alertar sobre riscos do uso abusivo de fones de ouvido

Saúde
10/11/2010 16h50
Início > Noticias > 43707

Nesta quinta-feira, 11, às 9h, uma palestra sobre 'Poluição sonora e a audição' marcará a Semana Nacional de Prevenção à Surdez. A iniciativa partiu do Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A palestra, conduzida pelo fonoaudiólogo da SMS Arthur Marcelino Filho, será realizada no Cemca, localizado no Cemar Siqueira Campos.

O público-alvo são os usuários e trabalhadores do Cemca e Cemar Siqueira Campos e o objetivo é conscientizar a população sobre os riscos que o som alto nos modernos aparelhos eletrônicos trazem à audição. Segundo o palestrante, o uso diário e em volume excessivo de fones de ouvido de MP3 players e celulares entre crianças e adolescentes é crescente em todo o mundo.

"A geração MP3 poderá apresentar problemas auditivos mais cedo do que os jovens de gerações anteriores, em decorrência da utilização excessiva de aparelhos como ipods", alerta o fonoaudiólogos Artur Marcelino. De acordo com estudiosos, os fones de ouvido podem causar danos à audição, a depender da intensidade sonora: sons intensos podem lesionar células sensoriais da audição.

Atendimento

A Prefeitura de Aracaju oferta o serviço de fonoaudiologia na rede municipal de Saúde. No Cemca do Cemar Siqueira Campos, três fonoaudiólogos atendem crianças e adolescentes. Para adultos, a PMA oferta consulta especializada no Serviço de Reabilitação Física e Motora (Serfismo) do Cemar Siqueira Campos e no Ambulatório Geral do Cemar Augusto Franco.

"As consultas são agendadas nas unidades de saúde e, para usuários do interior, nas secretarias municipais de Saúde de cada localidade", explica a técnica da Rede Especializada, Léa Matos da Silveira.

Dicas para proteger sua audição:

- Limite o volume do som a até de 2/3 volume máximo do aparelho;
- Procure não ouvir música por mais de 60 minutos de forma contínua;
- Não durma ouvindo música, com fone;
- Faça uso dos dois fones, diminuindo o ruído de fundo e mantendo o volume mais baixo;
- Se após o uso de aparelhos eletrônicos você apresentar zumbido, sensação de som abafado, dificuldade de entender a fala, procure um fonoaudiólogo.