Projovem Urbano forma mais uma turma

Educação
18/11/2010 10h57
Início > Noticias > 43715

Nesta quinta-feira, 18, será realizada mais uma formatura de alunos inscritos no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). A cerimônia acontecerá às 19h, no Iate Clube de Aracaju. Criado pelo Governo Federal, o Projovem Urbano é coordenado na capital sergipana pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

O objetivo do programa é levar formação básica para jovens de 18 a 29 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental. Além disso, o projeto é responsável por estimular a participação cidadã e qualificar profissionalmente o aluno, que ao final do curso recebe um certificado de formação inicial.

Em Aracaju, o programa conta com cerca de 3.000 jovens matriculados e 85 professores. As atividades são realizadas em 15 espaços diferentes, sendo 10 escolas municipais, três estaduais e dois Centros de Referência da Assistência Social (Cras). A capital sergipana apresenta o segundo menor índice de evasão do Brasil.

Segundo o coordenador pedagógico municipal do Projovem Urbano, Marcus Éverson Santos, os níveis de aprendizagem são elevados devido ao alto grau de qualificação dos professores. "Frequentemente eles passam por cursos de formação continuada e alguns deles possuem mestrado e doutorado", ressalta.

Programa

O programa é constituído por ciclos de três meses cada. Ao todo, o curso tem  2.000 horas de duração, distribuídas em 18 meses. Além da conclusão do ensino fundamental, treinamento em informática, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã, é concedido um benefício mensal de R$ 100 àqueles que cumprem todos os requisitos de frequência, com o mínimo de 75% de comparecimento e desempenho na elaboração de trabalhos.

Além da educação regular - disciplinas como Matemática, Inglês, Ciências Naturais, Língua Portuguesa e Humanas -, o Projovem oferece ainda aos seus alunos uma qualificação inicial em cinco diferentes áreas profissionais, para que o jovem possa escolher qual delas deseja conhecer melhor. São elas: Construção e Reparos, Vestuário, Serviços Domésticos, Alimentação e Serviços Pessoais.

Matrícula

Para participar do Projovem Urbano é necessário ter entre 18 e 29 anos. É indispensável, também, que o aluno saiba ler e escrever e que não tenha concluído o ensino fundamental.