Com o objetivo de garantir a preservação do Parque Ecológico Tramanday, no bairro Jardins, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), intensificou os serviços de limpeza no local. Os trabalhos foram iniciados na manhã desta sexta-feira, 12. Além disso, foi realizada uma visita técnica junto com a equipe da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).
Cadeiras velhas, capacete, vasos, armários e muito entulho. Tudo isso foi encontrado na área pela equipe da Emsurb. "Fazemos a retirada do material com cuidado, para não agredir o ambiente", destaca a presidente da Emsurb, Lucimara Passos. A ação de intensificação da limpeza, que vai até o próximo sábado, contou com a participação de 36 agentes. Para recolher os resíduos foram utilizadas uma máquina pá carregadeira e seis caçambas.
Segundo Lucimara Passos, a estratégia foi traçada a partir de uma parceria entre os órgãos. "Em conformidade com a avaliação dos técnicos da prefeitura e da Adema, começamos os trabalhos com a retirada de resíduos nas áreas externa e interna do parque. Na próxima semana, daremos continuidade ao plano de ação com a execução de outros serviços", explica.
Canal
Para dar continuidade aos serviços, a Emsurb também vai executar a limpeza do canal que passa pela região. "Uma análise foi feita e constatamos o que o melhor procedimento é o sistema de barragem móvel, que consiste na retenção da água através da utilização de uma lona colocada em um determinado ponto do canal, para depois ser recolhido todo o material retido", detalha o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes.
"Essas ações demonstram o interesse e a responsabilidade do poder público com o Parque Ecológico Tramanday. Mas o trabalho deve ter o apoio e a compreensão da população, que não deve jogar lixo nessa área, como infelizmente vem ocorrendo", lembra o presidente da Adema, Genival Nunes.
Central de Atendimento
O serviço de limpeza no mangue é realizado de acordo com a maré e com as solicitações, que podem ser feitas através do telefone 0800 284 1300 (Central de Atendimento ao Cidadão).