Professores aprendem novas técnicas de ensino da matemática

Educação
17/11/2010 10h21

Professores do 1° ao 5° ano participaram de uma oficina de matemática ministrada pela professora mestre Denize Souza, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A oficina aconteceu no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, e está inserida no programa de formação continuada da rede municipal de ensino, denominado ‘Horas de Estudo'. O objetivo é subsidiar os docentes com atividades metodológicas que proporcionem melhorias na aprendizagem da matemática.

Através da utilização de materiais manipulativos, os profissionais se empenharam na resolução de problemas matemáticos com expressões numéricas, gráficos e tabelas. "Essa iniciativa é importante para que os professores tenham novas ideias, a fim de melhorar sua prática pedagógica e dinamizar as aulas, e fazendo com que os alunos aprendam e gostem da matemática", explicou Denize.

Além disso, a professora do departamento de matemática da UFS destacou os pontos que irão favorecer o aprendizado do aluno. "Estamos investindo na construção do conhecimento que levará o estudante a pesquisar e levantar hipóteses para alcançar o resultado de um determinado problema matemático", enfatizou.

Atenta às orientações, a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Nubia Marques, Eulália Sousa, ressaltou que a oficina favorece a descoberta de um novo fazer pedagógico. "A utilização de jogos de montagem na resolução de expressões numéricas é um recurso que pode conduzir meninos e meninas ao conhecimento de forma prazerosa. Podemos criar o material em sala de aula e utilizá-lo de forma a unir aprendizagem e diversão", explicou.

Oficina

Uma nova oficina de matemática do programa ‘Horas de Estudo' será realizada na próxima terça-feira, dia 23, no Cemarh, nos turnos manhã, tarde e noite. Além da matemática, também serão trabalhados conteúdos voltados para a aprendizagem na educação infantil.