PMA recolhe 31 toneladas de lixo no Parque Tramanday

Serviços Urbanos
18/11/2010 14h54
Início > Noticias > 43813

Em toda a extensão do Parque Ecológico Tramanday, que fica localizado no bairro Jardins, equipes de limpeza continuam atuando na retirada de lixo e na recomposição da área verde situada no entorno da reserva. A ação faz parte de uma estratégia elaborada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para preservar o manguezal da região. "Vamos continuar esse trabalho intenso de limpeza para garantir a manutenção e preservação do parque", disse Lucimara Passos, presidente da Emsurb.

A limpeza no Tramanday vem sendo intensificada desde a última sexta-feira, 12, quando um verdadeiro mutirão mobilizou 36 agentes, que iniciaram o recolhimento de lixo na área interna e externa. "Estamos dando continuidade a esse trabalho nesses próximos dias com o mesmo número de agentes. Além disso, iniciamos a limpeza do canal próximo ao parque", informa Roberto Gomes, gerente de Limpeza Urbana. "Temos um total, até o momento, de 31,1 toneladas de resíduos recolhidos dentro da área do parque ecológico", revela.

Ao longo da ação de retirada de resíduos na área interna e externa do parque, foram encontradas cadeiras velhas, capacete, vasos, armários, garrafas plásticas e muito entulho. "É necessário o apoio da população para que o lixo não seja jogado no manguezal. É preciso que haja consciência ambiental e que a comunidade ajude a preservar aquela área, contribuindo assim com o trabalho do poder público", registra Roberto.

Área Verde

Também está sendo executada a recomposição da área verde no entorno do Parque Ecológico Tramanday. Os serviços estão sendo realizados onde não há proteção de cerca. "Estamos nos empenhando para preservar a área do manguezal, utilizando todos os recursos que temos, como a limpeza interna e externa do parque e a melhoria da área verde para evitar o acúmulo de lixo no local", enfatiza a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.

O trabalho da equipe de Áreas Verdes deverá ser realizado em até três dias com a utilização de 500 m² de grama seda e 10 m³ de terra preta. "Essa nossa ação tem como função a proteção do talude para evitar o assoreamento. Com isso é possível evitar que os resíduos escorram para o mangue e diminuam o fluxo da água", esclareceu o gerente de Áreas Verdes, Francisco Ney. Para ele a ação visa garantir a redução do impacto ambiental, causado pelo lixo, na área de mangue.