Em uma ação conjunta entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju está trabalhando para a revitalização do Parque Ecológico Tramanday, área de preservação ambiental localizada no bairro Jardins. Além do recolhimento de lixo e entulho acumulado na região, as equipes estão abrindo drenos para melhorar a distribuição do tecido aquoso e desobstruindo as pontas de ala do canal para aumentar a vazão da água.
A mobilização conta com 27 profissionais, cinco caçambas e uma escavadeira hidráulica. As equipes da Emurb e Emsurb estão trabalhando em duas frentes com três equipes. A primeira delas está realizando a limpeza, tanto da área interna do parque, com o recolhimento de entulho e lixo, como da área externa, na cabeceira da avenida Pedro Valadares, a fim de evitar que o material lançado na via acabe obstruindo o manguezal.
Uma outra equipe da Emsurb está realizando a retirada de lixo das bordas do canal, na rua Professor Roberto Queiroz, nas proximidades da avenida Jorge Amado. "Além da quantidade de lixo retirada do manguezal, nossas equipes estão trabalhando também para revitalizar parte da área que se encontrava desidratada. Com a abertura de drenos, estamos canalizando as águas para as demais regiões do parque, facilitando a distribuição dos líquidos para as partes onde a vegetação estava mais seca. Agora já podemos ver os gorés renascendo nesses espaços", destaca o fiscal da Emsurb, Sérgio Fonseca Martins.
Assoreamento
Já a terceira equipe está trabalhando para revitalizar as pontas de ala do canal na avenida Pedro Valadares. Os técnicos da Emurb estão retirando um banco de areia que se formou por conta do assoreamento na cabeceira do canal. A previsão é de que em torno de seis dias os serviços sejam concluídos.
De acordo com o diretor de operações da Emurb, engenheiro Sandoval Batista, a iniciativa busca aumentar a vazão das águas, promovendo a hidratação do parque ecológico. "Com a retirada do banco de areia das pontas de alas do canal, a água vai poder correr livremente ao longo do manguezal, o que irá contribuir para a reprodução das espécies que aqui vivem, já que a água é um elemento essencial para a renovação da vida", explica o engenheiro.
Denúncia
A Emsurb disponibiliza a central de atendimento ao cidadão para receber denúncias de ações danosas àquela área de preservação ambiental. O telefone de contato é 0800-284-1300.