As estudantes das escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) José Conrado de Araújo e Manoel Bomfim, Taislaine Mendonça, 15 anos, e Laise de Farias, 14 anos, que conquistaram o primeiro lugar nas categorias azul e verde do ‘I Concurso de Redação' promovido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe, serão congratuladas em solenidade realizada nesta segunda-feira, 22, às 11h, no auditório do TJ, Centro da capital.
Tendo como tema 'Estatuto da Criança e do Adolescente: um instrumento de garantia da cidadania', o concurso objetivou estimular nos alunos da educação básica, do ensino fundamental e ensino médio das escolas públicas e privadas de Aracaju o interesse pela escrita, pela leitura e pelo conteúdo do ECA, que visa à garantia dos direitos infanto-juvenis.
Um total de 45 instituições de ensino participaram da seletiva e 29 delas efetivaram a inscrição das redações dentro do prazo estabelecido no edital. Agrupadas em três categorias: azul, verde e amarela, as redações foram avaliadas por uma comissão composta por especialistas em produção textual, os quais usaram como critérios para avaliação a adequação ao tema, qualidade da escrita, originalidade e ineditismo.
Taislaine Mendonça escreveu uma redação de 45 linhas com o título ‘Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente'. Já Laise de Farias principiou no universo da escrita aos 12 anos, quando cursava a 6ª série do ensino fundamental. A aluna também conquistou o segundo lugar na categoria memórias literárias do ‘I Concurso Artístico-Literário da Rede Municipal de Ensino', cuja premiação ocorreu no último dia 10 de agosto, no Ginásio de Esportes do Serviço Social da Indústria (Sesi), localizado no conjunto Augusto Franco.
Premiação
Os alunos vencedores em cada categoria do ‘I Concurso de Redação do TJ' receberão, pelo primeiro lugar, um notebook e certificado; para o segundo lugar o prêmio é uma poupança no valor de R$ 500,00 e certificado.
Confira a lista completa dos aprovados:
CATEGORIA AZUL
(alunos dos 7º e 8º anos do ensino fundamental)
1º Lugar
Aluno (a): Taislaine Mendonça Campo
Escola: EMEF José Conrado de Araújo
2º Lugar
Aluno (a): Mariana de Oliveira Bezerra
Escola: Nossa Escola
3º Lugar
Aluno (a): Marina Maria Machado Costa
Escola: Colégio Saint-Louis
Aluno (a): Flávia Pedroza Peixoto de Melo
Escola: Colégio Americano Batista
CATEGORIA VERDE
(alunos do 9º ano do ensino fundamental II, da 1ª série do ensino médio e 1ª série do ensino técnico Integrado)
1º Lugar
Aluno (a): Laise de Farias Santos
Escola: EMEF Manoel Bomfim
2º Lugar
Aluno (a): Beatriz Santos Teixeira
Escola: Colégio Arquidiocesano S. Coração de Jesus
3º Lugar
Aluno (a): Vivian Leite Santos
Escola: Colégio Máster
CATEGORIA AMARELA
(alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e 2ª, 3ª e 4ª séries do ensino técnico integrado).
1º Lugar
Aluno (a): Adriana Mota Alves Pinto
Escola: Colégio Arquidiocesano S. Coração de Jesus
2º Lugar
Aluno (a): Irene Gabriela Sobral Santos
Escola: Colégio Bom Pastor
3º Lugar
Aluno (a): Anne Caroline Rezende de Moura
Escola: Colégio Arquidiocesano S. Coração de Jesus