Prefeitura divulga campanha pelo fim da violência contra a mulher

Saúde
23/11/2010 08h50
Início > Notícias > Prefeitura divulga campanha pelo fim da violência contra a mulher

O Programa Saúde da Mulher (PSM) da Prefeitura de Aracaju vai divulgar, entre trabalhadores da empresa Torre, a campanha 'Homens pelo fim da violência doméstica contra as mulheres'. Uma palestra sobre o tema será proferida nesta quarta-feira, dia 24, a 200 funcionários, todos do sexo masculino. O encontro acontece no auditório da Torre, localizado na rua P, nº 77, DIA, dentro da programação da IX Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho da Torre.

"Estaremos ampliando a divulgação da campanha '16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres'. Este ano, a campanha completa 17 anos e será realizado em 135 países entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, com o apoio da Organização das Nações Unidas", diz a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludimila.

Em Aracaju, o Programa Saúde da Mulher está divulgando a luta contra a violência doméstica com ações direcionadas a públicos variados, em escolas, Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e empresas. "No âmbito da saúde pública, a gestão e os profissionais devem atuar para impedir que a prática de violência contra as mulheres continue no Brasil. Nossa meta é intensificar a divulgação em Aracaju dos contatos das redes de proteção e dos fluxos de encaminhamento para serviços de atendimento a mulheres em situações de violência", afirma Ludimila.

Maria da Penha

No Brasil, o movimento '16 Dias de Ativismo' tem como slogan 'Exija seus direitos. Está na Lei. Lei Maria da Penha'. "Essa campanha objetiva alertar a população sobre a violência doméstica e familiar sofrida por mulheres. Entre as bandeiras, estaremos ampliando a divulgação da aplicação da Lei nº 11.340/2006, que tem o nome de Maria da Penha, símbolo de luta contra este crime", conta a coordenadora.

Ela destaca que a campanha estimula a formação de novas parcerias com atores políticos e sociais para ampliar a disseminação da Lei Maria da Penha. "Buscaremos ampliar o diálogo tanto com as redes e articulações de mulheres, quanto com os trabalhadores homens. E uma das metas em todo o mundo é encorajar as mulheres a romper o silêncio, fortalecer a auto-estima e exigir seus direitos", diz Cristiani.

Em Aracaju, a campanha é organizada através de uma parceria entre o Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. "Desde 2007, a SMS vem trabalhando a temática com capacitações dos profissionais da atenção primária e da rede de urgência e emergência para ampliar a atenção às mulheres vítimas da violência doméstica", destaca Ludimila.

Segundo ela, a violência física e psicológica doméstica contra a mulher, na maioria das vezes, é invisível. "Por isso a importância de fortalecer o enfrentamento dessa violência na rede pública de Saúde. O vínculo estabelecido entre as usuárias e os profissionais das equipes de Saúde da Família pode encorajar as mulheres a ficar à vontade para denunciar as situações de violências e o próprio agressor", avalia.


Veja a programação:

Dia 18.11 Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
14h30_ Palestras educativas e de enfrentamento à violência contra a mulher
Local: Unidade Sócio-Educativa ( Rua A, 345 - São Conrado)

Dia 22.11 Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
09h_ Palestras educativas e de enfrentamento à violência contra a mulher
Local: CRAS Carlos Hardman ( Av. Carlos Marques, s/n - Soledade)

Dia 24.11 Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
14h - Palestras educativas e de enfrentamento à violência contra a mulher
Local: CRAS Benjamim A. Carvalho (Rua Josué de C Cunha, 900 - Coroa do Meio

Dia 24.11 Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
17h - Palestra 'Homens pelo fim da violência doméstica contra as mulheres'
Local: Torre Empreendimentos, no DIA - IX Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho da Torre

30.11_ Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
08h - Palestras educativas e de enfrentamento à violência contra a mulher
Local: CRAS Santa Maria (Av. Principal, 2577 - Santa Maria)