Arte da palhaçaria foi tema da edição especial do ‘Ossos do Ofício'

Funcaju
24/11/2010 09h57
Início > Noticias > 43882

O programa ‘Ossos do Ofício', da Prefeitura Municipal de Aracaju, teve nesta terça, 23,  uma edição especial com aula-espetáculo de clown, a arte da palhaçaria. As atividades tiveram quatro horas de duração, das 16h às 18h e das 19h às 21h, e foram coordenadas por Rafael Barreiros, o Palhaço Gentileza.
 
A programação, dividida em dois momentos principais, teve na primeira parte uma discussão teórica. Além de exposição da história e das características de cada um dos tipos de palhaço, esse primeiro momento contou também com a apresentação de vídeos. Já a segunda parte foi destinada a exercícios práticos.

O arte-educador explorou elementos de investigação pessoal, presença física e construção cênica. Foram abordadas também questões como a metodologia de trabalho do clown, as relações de corpo e máscara, além das adequações da intervenção do palhaço em diversos espaços: hospital, palco, rua e picadeiro.

Palestrante

Rafael Barreiros, o Gentileza, é idealizador e integrante da Cia. de Improvizzo Quarto dos Sátiros de Pernambuco e também é responsável pela coordenação cênica do projeto de doutores palhaços da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde 1999 ele tem se dedicado ao estudo do clown.

Segundo o palestrante, a aula-espetáculo busca revelar parte do processo didático da formação de palhaços, mas é útil para as mais diversas profissões. “Como lidar com os erros e expor a verdade através de sua postura e do seu olhar, por exemplo, são princípios que dialogam com várias áreas, eu considero que a aula tenha sido muito interessante, mesmo para quem não está envolvido profissionalmente com a atividade de palhaço”, afirma Rafael.

Projeto

Promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), o ‘Ossos do Ofício’ promove desde o mês de agosto palestras e debates semanais. As discussões, que abordam temas relacionados, prioritariamente, a educação, arte, cultura e cidadania, são realizadas às terças, na Escola Oficina de Artes Valdice Teles. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3179-3695.