O programa de capacitação profissional da Prefeitura de Aracaju tem proporcionado a geração de trabalho e renda. Muitos cidadãos que concluem os cursos abrem um pequeno negócio ou ingressam no mercado de trabalho. Não foi diferente com a turma que participou do treinamento em confeitaria, realizado na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (Dona Bibi), localizada no bairro Santos Dumont, onde mais 22 pessoas foram qualificadas.
Na entrega dos certificados, os alunos demonstraram satisfação por mais uma etapa concluída. O professor aposentado Luiz Antônio Cintra, 52 anos, destacou que o treinamento abriu novas perspectivas. Ele contou que, a princípio, frequentou o curso pensando em preparar tortas e outros produtos para a família, mas acabou mudando de ideia. "Estou me mobilizando para iniciar um pequeno negócio", revelou.
A cabeleireira Audicélia de França Santos, 33 anos, informou que já fez outros cursos ofertados pela Prefeitura de Aracaju. "Resolvi fazer o treinamento de confeiteiro porque obtive boas referências da instrutora e também porque desejava ampliar meus conhecimentos e aumentar minha renda", afirmou.
Preparação
O curso foi ministrado pela culinarista Vânia Maria Lima, avaliada como uma das melhores instrutoras da Fundat. A referência profissional parte dos próprios alunos, que avaliam os instrutores. "Essa turma foi maravilhosa. O nível de aprendizado foi surpreendente e acredito que todos estão aptos a trabalhar nessa área", comentou.
A coordenadora do Programa de Qualificação Profissional da Fundat, Camila Viana, prestigiou o encerramento do curso e entregou certificados. "É sempre gratificante para a equipe Fundat verificar que as pessoas estão com a auto-estima mais elevada e com vontade de gerar a sua própria renda", disse, parabenizando a turma.