As diversas ações educativas desenvolvidos em unidades municipais de ensino que oferecem educação infantil estão sendo compartilhados entre professores, coordenadores, suportes pedagógicos e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), onde acontece o ‘I Simpósio de Práticas Educativas de Educação Infantil'. O evento, promovido pela Prefeitura de Aracaju, segue até o final da tarde e tem como objetivo partilhar práticas educativas, de forma a gerir a dinâmica de interações sociais e as condutas de aprendizagem.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, o evento revela o resultado do trabalho desenvolvido para democratizar as relações estabelecidas entre os diferentes atores do universo educacional: pais, alunos, professores, coordenadores e servidores. "A gestão democrática do ensino aplicada nas escolas municipais é motivo de orgulho, especificamente para os que já conhecem algumas experiências vivenciadas no âmbito da educação infantil", afirmou.
Nesse contexto, segundo Tereza, a atuação do corpo docente e a utilização de um material didático que satisfaz os anseios dos professores e dos seus alunos é de fundamental importância. A secretária destacou a utilização, na rede municipal, dos quatro volumes da Editora Positivo, com conteúdo adequado para crianças com idade entre 3 e 5 anos, bem como dos demais itens fornecidos pela editora, responsável pela implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil.
Turismo e aprendizagem
O projeto ‘Aracaju: minha cidade é de todos', idealizado pela professora Bárbara Macedo, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Raquel Cortes Rollemberg, foi um dos destaques da programação. Através dele, crianças de 4 anos conheceram pontos turísticos de Aracaju e aprenderam a identificar características de diferentes paisagens.
"Os meninos e meninas utilizaram a linguagem oral para relatar suas vivências, preferências e opiniões, ao passo que confeccionaram desenhos e materiais modelados para representar suas ideias. Além disso, atividades de leitura e colagem foram desenvolvidas com o livro didático da Editora Positivo", explicou Bárbara, que ao tratar do significado da expressão ‘ponto turístico' em sala de aula, ainda fez um breve relato histórico sobre a origem da capital.
Corpo humano
Na Emei Hermes Fontes, o ponto alto das ações voltadas para o bom aproveitamento escolar dos alunos inseridos na educação infantil foi a execução do projeto ‘Brincando com o corpo a gente aprende', idealizado pela professora Vilma Maria da Silva. O objetivo do projeto é conduzir a criança rumo a novas descobertas relacionadas às funções dos membros do corpo humano, fazendo-a atentar para a estruturação do esquema corporal.
"O reconhecimento das letras, a identificação de algumas partes do corpo, os principais cuidados com a saúde e a utilização expressiva intencional do movimento através das brincadeiras fizeram parte do cotidiano dos nossos alunos. Eles ainda utilizaram jornais e revistas para recorte, colagem e montagem das diferentes partes do corpo, modelaram o corpo humano com massinhas e construíram desenhos a partir da apreciação da obra de Cândido Portinari, intitulada ‘O pé'", detalhou a professora.
Referência
Muitos dos projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas municipais de educação infantil obtiveram destaque em eventos promovidos pela Editora Positivo em outros Estados, como Bahia e Rio Grande do Norte.
Produto da editora, o Sistema de Ensino Aprende Brasil foi desenvolvido para atender as escolas da rede pública de ensino básico, por meio da gestão das Secretarias de Educação. Desde 2009, 54 escolas municipais de Aracaju contam com o Sistema de Ensino, presente em mais de 160 municípios brasileiros.