Alunos da rede municipal participam da Provinha Brasil

Educação
24/11/2010 17h40
Início > Noticias > 43894

Na manhã desta quarta-feira, 24, alunos de 21 escolas da rede municipal de ensino receberam a Provinha Brasil 2010/2. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dep. Jaime Araújo, cerca de 120 estudantes que cursam o 2º ano ou a 2ª série fizeram a prova, que é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem como objetivo verificar o nível de aprendizagem das crianças, sendo responsável por diagnosticar o nível de alfabetização dos estudantes.

De acordo com a coordenadora geral da unidade escolar, Iraildes de Oliveira, o resultado vai diagnosticar o que melhorou ou o que pode ser melhorado na aprendizagem. "Com os dados, faremos uma avaliação do trabalho pedagógico desenvolvido na escola, visando a constante melhoria da qualidade do ensino. É também uma forma de percebermos de que forma avançamos no processo educativo e incentivarmos ainda mais os alunos", afirmou.

O aluno do 2° ano Lucas Matheus dos Santos respondeu a prova confiante e não escondeu a expectativa de alcançar êxito na avaliação. "Como eu já havia participado da primeira etapa, que aconteceu em abril, já tinha uma noção do que poderia cair nesta etapa. Para responder bem as questões, pratiquei bastante a leitura, a interpretação de texto e a escrita. Mal posso esperar pelo resultado", explicou.

Já na Emef Manuel Bomfim, cerca de 70 alunos responderam a avaliação. A professora polivalente Shirley Ferreira acompanhou a realização das provas em sua turma e comemorou a ampla participação dos alunos. "Numa sala com 31 alunos, somente três faltaram por motivo de doença. Tenho convicção de que os 28 que fizeram terão bom resultado, já que é muito bom o nível de aprendizagem deles", assegurou Shirley.

Avaliação

Até o final da tarde desta quinta-feira, 25, a Provinha Brasil 2010/2 será aplicada em mais 16 escolas da rede municipal de ensino. Cerca de 2.700 meninos e meninas deverão fazer a prova, que é composta por 24 questões de múltipla escolha, didáticas e ilustradas, que estimulam a interpretação e a prática da leitura. Todo o conteúdo está voltado para a disciplina de Língua Portuguesa.

O diagnóstico desta segunda avaliação será comparado ao obtido na prova de entrada, realizada nos dias 28 e 29 de abril. Os resultados também serão utilizados no processo de orientação das políticas que serão adotadas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), pela escola e pelos professores durante a realização de trabalhos pedagógicos.

Kits pedagógicos

Como parte dos preparativos para a aplicação da Provinha Brasil nas escolas municipais, os professores foram orientados em reuniões do programa de formação continuada ‘Horas de Estudo'. Em seguida, eles receberam um exemplar da prova e um kit pedagógico que serve para dar suporte durante as correções.