PMA participa de caminhada comemorativa ao Dia Mundial do Diabetes

Saúde
24/11/2010 18h06
Início > Notícias > PMA participa de caminhada comemorativa ao Dia Mundial do Diabetes

Profissionais e usuários dos serviços de saúde pública de Aracaju vão participar neste sábado, dia 27, da caminhada 'Vamos controlar o diabetes já', uma ação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes. A concentração será às 16h na Praça do Minigolf, localizada na avenida Beira Mar, de onde os participantes sairão com destino ao Parque da Sementeira.

"Pretendemos celebrar o Dia Mundial, que é comemorado no dia 14 de novembro. Em Aracaju queremos chamar a atenção da população para a prevenção e o controle da doença. Em todo o mundo, pelo menos 285 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento, como o Brasil. Em 2030, esse número deve chegar a 438 milhões", diz a referência técnica em endocrinologia do Programa Saúde do Adulto, Naira Melo. 

Na capital sergipana, o evento é organizado através de uma parceria das Regionais das Sociedades Brasileiras de Diabetes e de Endocrinologia e Metabologia, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, Unit, Unimed, G Barbosa e Petrox. A previsão é de que cerca de 2.000 cidadãos participem da caminhada, entre idosos, crianças, estudantes, profissionais de saúde e de educação.

Diagnóstico e tratamento

Em Aracaju, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o trabalho de busca ativa de pacientes com diabetes, e realiza diagnóstico e tratamento da doença. "O agente de saúde, quando identifica um usuário com fatores de risco de diabetes, encaminha esse paciente para a unidade de saúde. Ele passa pelo acolhimento e é submetido ao exame de glicemia de jejum, que dá o diagnóstico. Ainda nas unidades de saúde, os diabéticos e hipertensos são estimulados a participar de grupo de convivência e do Programa Academia da Cidade", conta Naira.

Desde 1997, 155 países, com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), concentram esforços na divulgação das causas, sintomas, complicações, tratamento e prevenção desse problema de saúde pública. "Hoje o diabetes já é considerado uma pandemia e tem como principais fatores de risco o excesso de peso, a obesidade, hipertensão e colesterol elevado", alerta Naira Melo.