Defesa Civil Municipal realiza trabalho preventivo na região do Tecarmo

Governo
26/11/2010 08h20

Neste sábado, 27, a Defesa Civil Municipal vai realizar um trabalho de prevenção e informação junto à comunidade do Conjunto Beira Rio, localizado nas proximidades do Tecarmo. A ação, que terá o apoio da Petrobras e da coordenação do curso de Petróleo e Gás da Universidade Tiradentes (Unit), tem o objetivo de ensinar como os moradores devem proceder em caso de acidente na estação onde acontece o tratamento de petróleo e gás. O trabalho integra as duas primeiras etapas (prevenção e preparação) do Plano de Evacuação da Comunidade (PEC), composto ainda por outras duas fases - resposta ao desastre e reconstrução do local.

"A possibilidade de um acidente é muito remota, mas queremos que a comunidade saiba como funciona o Tecarmo. Por isso vamos fazer essa campanha de esclarecimento", afirma o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura. Serão passadas informações sobre procedimentos, tipos de alarme que podem ser acionados e a rota de fuga que deve ser utilizada para deixar o local sem passar em frente à estação.

Nos condomínios Parque Marine, Via Mar e Santa Felicidade, a abordagem aos moradores será feita por alunos do curso de Petróleo e Gás da Unit, da dispciplina Práticas Extensionistas I, com orientação do professor e técnio da Petrobras Arionaldo Rodrigues Menezes. Na ocasião, serão distribuídas cartilhas do PEC. Antes de falar com a comunidade, os alunos assistirão a um documentário sobre um acidente com Gás Liquefeito de Petróleo em Taiwan. Depois das visitas aos condomínios, os alunos voltarão ao Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) para avaliar as ações realizadas.

Núcleo comunitário

A atuação do Nudec é de fundamental importância em situações desse tipo, principalmente para aumentar a adesão da população às simulações de evacuação que já vem sendo realizadas pela Petrobras há alguns anos. Qualquer membro da comunidade pode participar do Nudec e contribuir para a realização de oficinas, palestras, assessoria e supervisão.

O núcleo pode atuar em relação a diversos problemas que atingem a comunidade, como lixo, doenças, condições sanitárias, saúde bucal, desemprego, segurança pública e violência. Nesses casos, a comunidade pode desenvolver atividades como prestação de primeiros socorros e apoio às operações de salvamento, auxílio na administração de abrigos temporários e guarda e distribuição de alimentos.