Sementeira terá presépio feito de papel jornal e revista

Serviços Urbanos
25/11/2010 16h10

A decoração natalina já está ganhando contornos e cores nas avenidas, praças e calçadões da cidade. No Parque da Sementeira, local onde está sendo construído um enorme presépio, a sustentabilidade será destaque graças às mãos das habilidosas monitoras da Oficina de Papel. Juntas elas estão criando um presépio todo revestido em papel jornal e revista, reforçando a importância do reaproveitamento de resíduos.

Criada há 12 anos, a Oficina de Papel é mantida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Trata-se de um projeto sem fins lucrativos que recicla e transforma papeis de jornal e revista em artesanato. Todo o trabalho é realizado no Parque Augusto Franco (Sementeira) e tem a função de despertar a preocupação com a preservação ambiental.

"A Oficina de Papel é um exemplo que revela o nosso compromisso com o meio ambiente. A construção do presépio, que será todo produzido em papel jornal e revista, será, sem dúvida, mais uma atração do Parque neste fim de ano, integrando, inclusive, a decoração natalina distribuída em toda a cidade", enfatiza Lucimara Passos, presidente da Emsurb.

Resultado

A coordenadora do projeto, Cristina Sales, explica que o presépio, além de promover a consciência ambiental, expõe o trabalho artesanal realizado pelas monitoras da Oficina. "São nove monitoras que diariamente manuseiam cola e papel para transformar o que antes era lixo em arte", pontua. "O presépio é um lindo trabalho que fazemos há anos para mostrar ao público a nossa riqueza cultural", acrescenta.

O presépio conta com diversas imagens religiosas e enfeites natalinos. "Todos os ícones utilizados serão de papel. Teremos as imagens dos três magos, Nossa Senhora, São José, Menino Jesus e de animais, como a ovelha e a vaca", detalha Cristina. "Estamos confeccionando ainda árvores, guirlandas e anjos para dar vida ao ambiente. Com certeza será um local para visitar e ficar encantado", ressalta a coordenadora da Oficina de Papel.