Feira de saúde une educação e prevenção

Saúde
26/11/2010 17h42

Foi realizada na manhã desta sexta, 26, na Unidade de Saúde da Família (USF) Madre Tereza de Calcutá, a feira de saúde 'Educar para uma vida saudável'. O objetivo foi difundir informações sobre saúde bucal, saúde da mulher, do homem, do adulto e combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids. Além das atividades educativas, durante toda a manhã, as pessoas puderam realizar exames de pressão e glicemia.

Segundo a assistente social da unidade, Ana Carla Rocha, a feira é de grande importância para educar os moradores e usuários da rede, e para aproximá-los da equipe de saúde. "Esperamos que a população do Largo da Aparecida tenha mais qualidade de vida. Conhecendo esses temas, também queremos a aproximação entre a equipe e a comunidade", explica Carla.

Estudantes da Escola Municipal Airton Andrade e crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) participaram da feira e receberam aulas e material educativo. Ana Tereza é odontóloga e mostrou aos presentes os principais cuidados que devem ser tomados com a boca. "A prevenção e a motivação constante, principalmente das crianças, é fundamental para a promoção de saúde e para um sorriso saudável", afirma.

A coordenadora da 4ª região, Silvia Menezes, explica que essas iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde são essenciais para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade. "Nossa atuação vai além da consulta, da entrega de medicação e marcação de exames. É preciso conhecer de perto os nossos usuários, oferecer ações educativas e preventivas", ressalta a coordenadora.

Tuberculose

Dentro da programação da II Semana de Combate à Tuberculose, a Unidade de Saúde da Família Adel Nunes, também localizada na 4ª região, realizou ao longo de toda esta semana uma série de atividades preventivas. Uma delas foi a intensificação da busca dos sintomáticos respiratórios e, na manhã desta sexta-feira, o Dia "D", com coleta de escarro para testes.