Projeto mobiliza comunidade escolar contra as drogas

Educação
26/11/2010 16h56

Envolvidos numa campanha que propõe a prevenção do uso de drogas por meio da fé, alunos, pais, professores e coordenadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek estão unindo forças com diversos grupos religiosos, órgãos públicos e pessoas ligadas à área da saúde e segurança pública para a realização do projeto ‘Transformando pela fé', uma iniciativa que conta com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE).

Realizado em alguns bairros da capital, o trabalho consiste em prevenir e combater o alto índice de envolvimento de crianças e adolescentes com as drogas, acolhendo espiritualmente usuários e familiares e os encaminhando para atendimento nos programas e equipamentos públicos de saúde, assistência, educação e lazer. De acordo com a coordenada pedagógica da Emef. JK, Cleide Conceição, uma série de atividades estão sendo realizadas na unidade escolar para garantir o êxito do projeto.

Nesta sexta-feira, 26, por exemplo, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), professores, familiares e representantes do Ministério Público assistiram à palestra ‘Proteção para os conflitos existenciais', ministrada pela psiquiatra e psicanalista Norma de Oliveira. "Há alguns meses, a escola, o Ministério Público e as igrejas da comunidade se reúnem para refletir sobre a problemática das drogas na localidade. Por isso, nos articulamos para fomentar reflexões e ações voltadas para o cultivo da paz", diz a coordenadora.

Sábado

Cleide está inserida nos preparativos para a programação deste sábado, 27, quando serão promovidas na Emef, a partir das 8h, palestras e discussões acerca da temática ‘Consequências da dependência química: prevenção e erradicação', com a participação do médico obstetra Carlos Alberto Santiago; do Juiz de Direito Doutor Manuel Costa Neto; da psicóloga Lívia Alves de Oliveira; e da representante do Instituto de Cultura Espírita Débora Rocha.

A culminância do projeto no bairro Coroa do Meio acontece também neste sábado, com a ‘Caminhada pela Paz', que será iniciada às 15h30, na sede da Emef. JK, localizada na rua Cel. J. F. de Albuquerque, 2289. O evento contará com o envolvimento de alunos, professores, pais, moradores da comunidade e representantes de instituições parceiras.