Prefeitura realiza estudos sobre mudanças nas feiras livres

Serviços Urbanos
01/12/2010 17h20

Para garantir a manutenção e organização das feiras livres, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está concluindo um amplo estudo sobre o assunto. Segundo a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, a iniciativa visa melhorar as feiras administradas pelo município. "Estamos concluindo estudos que têm como objetivo estabelecer parâmetros de organização e qualidade para modernizar a administração das feiras e assegurar à população a melhoria dos serviços prestados", informa.

Segundo ela, o modelo hoje adotado tem demonstrado algumas deficiências, principalmente no que diz respeito à relação construída entre feirantes e proprietários de bancas. "Encontramos rotineiramente dificuldades em fazer cumprir as determinações que visam o melhor ordenamento do espaço e estamos formatando um novo modelo, em que os mecanismos de controle serão mais efetivos", afirma Lucimara.

No estudo, estão sendo observados aspectos como quantidade, qualidade e posicionamento das bancas por tipo de comércio, acondicionamento das mercadorias e, principalmente, limpeza. "No que diz respeito à limpeza, nosso cronograma é rigoroso. Entramos com os agentes em horário próximo ao final da feira, mas temos dificuldades com os proprietários de bancas, pois muitos não têm respeitado o horário de desmontagem, impedindo a limpeza satisfatória do local", relata a presidente da Emsurb.

Para a manutenção e higienização da rua que recebe a feira livre, a Emsurb executa a varrição, recolhimento de lixo, lavagem e desinfecção. "Toda a estratégia de limpeza nas feiras livres é elaborada previamente para que não ocorra transtorno para a vizinhança, mas, infelizmente, em alguns bairros, os garis são obrigados a deslocar as bancas para conseguir executar o serviço com sucesso em virtude dos atrasos na desmontagem. É importante ressaltar que a fiscalização notifica os proprietários de bancas a cada irregularidade encontrada", frisa.