Desrespeito às ciclovias gera riscos no trânsito

Transporte e Trânsito
02/12/2010 11h39
Início > Noticias > 43926

A malha cicloviária da capital sergipana, a terceira maior entre as capitais brasileiras, é motivo de orgulho para a Prefeitura de Aracaju e sinônimo de qualidade de vida para todos. Além de econômica e amiga do meio ambiente, a bicicleta é um dos meios mais seguros para se locomover na cidade. Mas os riscos aumentam quando condutores de veículos desrespeitam o espaço das ciclovias e ciclofaixas, invadindo o espaço do ciclista.

Não é difícil observar pessoas trafegando de carro e moto e por faixas destinadas exclusivamente para bicicletas. De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), geralmente a maior parte dos registros dessa ocorrência acontece em horários de pico: pela manhã, quando as pessoas estão indo para o trabalho, e no final da tarde, quando já estão voltando para suas casas. A ‘invasão' das ciclovias e ciclofaixas se dá, justamente, quando o condutor quer driblar os congestionamentos.

A dona de casa Geovana Bispo, moradora do bairro São Conrrado, reclama da situação. "Carros, motos e até pedestres atrapalham muito e ainda geram perigo para quem anda de bicicleta. Constantemente tenho que desviar de alguma coisa e acabo indo para o meio da rua, me arriscando entre os carros", conta a ciclista.

Cosncientização

A Prefeitura Municipal de Aracaju tem tomado providências para evitar o mau uso das ciclovias. "Esse tipo de ação é combatido, principalmente, através de campanhas de educação da população, mostrando qual espaço é destinado para cada um e a importância de respeitar as normas. Nosso foco é desenvolver políticas públicas para garantir uma mobilidade mais segura para ciclistas, pedestres e motociclistas. Algumas experiências europeias mostram que isso é possível, e vamos trabalhar para melhorar ainda mais o nosso sistema", declara o coordenador de ciclomobilidade da SMTT, Fabrício Lacerda.

Além disso, de acordo com Fabrício, o ciclista precisa se conscientizar de que sua bicicleta é um veículo como outro qualquer. "Isso exige atenção e respeito à sinalização e às regras de circulação. Para evitar acidentes, pequenas providências, como usar roupas claras ou de cores vivas, adotar uma conduta regular e previsível no trânsito e obedecer a sinalização, contribuem para a segurança do próprio ciclista. É necessário também ficar atento para não cometer infrações, como circular na contramão de direção ou sobre calçadas", orienta.