PMA atende pleitos dos profissionais da Saúde

Saúde
30/11/2010 17h00
Início > Notícias > PMA atende pleitos dos profissionais da Saúde

O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, garantiu publicamente que a Prefeitura de Aracaju vai atender todos os pleitos relativos à melhoria das condições de trabalho, conforme acordado com os sindicatos dos médicos, técnicos, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e agentes de saúde.

Segundo ele, já foram tomadas, de forma imediata, medidas políticas e administrativas diante das demandas urgentes apontadas pelos trabalhadores. O objetivo é restabelecer a confiança entre a gestão pública e os servidores, e reduzir os itens da pauta de reivindicações que será apresentada na Mesa de Negociação Salarial, que deve ser retomada na a próxima semana.

Ao Sindicato dos Médicos (Sindimed), Silvio Santos encaminhou um ofício especificando as medidas já adotadas. O documento foi enviado no último dia 25, ou seja, antes da assembleia da categoria. "Adotamos medidas administrativas imediatas para solucionar os principais problemas apontados, que podem impactar nas condições de trabalho e na prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde", assegurou o secretário em um trecho do ofício.

Entre as providências tomadas logo nas duas primeiras semanas da nova gestão estão a autorização para o início de pequenas reformas relativas a infiltrações nas unidades de saúde e hospitais municipais. As obras começaram no Hospital Municipal Nestor Piva e na próxima segunda-feira, dia 29, as equipes de manutenção estarão trabalhando no Hospital Municipal Fernando Franco e na USF Sinhazinha.

Na primeira semana do mês de dezembro, os reparos serão realizados simultaneamente em quatro unidades básicas, até que todas as 43 unidades sejam atendidas. Os serviços serão encerrados até 30 de dezembro.

Escalas e medicamentos 

O secretário determinou ainda que a coordenação da Rede de Urgência e Emergência disponibilize as escalas médicas em local de fácil acesso à população e funcionários dos hospitais. Também foi autorizada a contratação emergencial de médicos para preencher as lacunas existentes nas escalas de trabalho, bem como a realização de um novo concurso público.

Silvio Santos acelerou o processo de aquisição e instalação de novos condicionadores de ar, substituindo aparelhos antigos em unidades de saúde e hospitas municipais e contemplando locais onde ainda não havia aparelhos instalados. Além disso, foi iniciada a recuperação da central de refrigeração do Hospital Nestor Piva e serão instaladas quatro centrais de refrigeração em unidades de maior porte.

Quanto ao abastecimento de medicamentos nas unidades básicas e hospitais, após realização de uma força-tarefa, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu disponibilizar a maior parte dos itens licitados nas últimas compras. A previsão é fechar o ano com a garantia de 100% da lista de medicamento padronizados.