Defesa Civil divulga plano de evacuação no Conjunto Beira Rio

Governo
29/11/2010 16h04

No entorno do Tecarmo, na Aruana, é considerada área de risco toda a região no perímetro de um quilômetro a partir das esferas da Petrobras. Para ensinar como os moradores da localidade devem proceder em caso de acidente na estação onde acontece o tratamento de petróleo e gás, a Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil Municipal, realizou nesse sábado, 27, atividades de orientação no Conjunto Beira Rio.

A ação teve o apoio da Petrobras e da coordenação do curso de Petróleo e Gás da Universidade Tiradentes (Unit). O trabalho integra as duas primeiras etapas (prevenção e preparação) do Plano de Evacuação da Comunidade (PEC), composto ainda por outras duas fases - resposta ao desastre e reconstrução do local.

"A possibilidade de um acidente é muito remota, mas queremos que a comunidade saiba como funciona o Tecarmo. Por isso fizemos esse trabalho de esclarecimento", afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura.

Logo cedo, cerca de 80 alunos voluntários da Unit assistiram a uma palestra com o consultor técnico do PEC, Sebastião Andrelino. Eles também viram um vídeo sobre acidente com Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em Taiwan. Logo em seguida, os estudantes do Curso de Petróleo de Gás da Unit dirigiram-se a três condomínios onde aconteceu a distribuição de panfletos e orientação aos moradores.

Segundo Nicanor, as medidas educativas vão continuar da região. "No próximo ano, os treinamentos devem continuar e está sendo planejado um exercício simulado. O exercício será desenvolvido por diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Para isso é de fundamental importância a colaboração dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil [Nudecs]", disse.

Núcleo comunitário

Qualquer membro da comunidade pode participar do Nudec e contribuir para a realização de oficinas, palestras, assessoria e supervisão em assuntos relativos à Defesa Civil. O núcleo pode atuar em relação a diversos problemas que atingem a comunidade, como lixo, doenças, condições sanitárias, saúde bucal, desemprego, segurança pública e violência.

Nesses casos, a comunidade pode desenvolver atividades como prestação de primeiros socorros e apoio às operações de salvamento, auxílio na administração de abrigos temporários e guarda e distribuição de alimentos.