Escola municipal aproxima comunidade dos serviços públicos

Educação
29/11/2010 07h40
Início > Noticias > 43934

Dando continuidade ao projeto ‘Escola e Comunidade Cuidando do Meio Ambiente', a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Berenice Campos realizou na última sexta-feira, 26, mais uma ação em benefício da população do bairro Porto D'Anta ao promover o evento denominado ‘Primeira Rua de Lazer - Comunidade em Ação'.

A iniciativa visa tornar conhecidos os serviços prestados por diversas instituições parceiras do projeto, a exemplo da Unimed, fundações municipais de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) e do Trabalho (Fundat), Pelotão de Polícia Ambiental e Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

"Um dos objetivos desta ação é sensibilizar os moradores para que utilizem os espaços e serviços disponíveis na localidade, sendo um deles a escola. Por isso aproveitamos a ocasião para divulgar o projeto pedagógico desenvolvido na Emei, com ênfase na preservação do meio ambiente, em especial do espaço escolar", declarou a coordenadora pedagógica da Emei Berenice Campos, Leda Maria da Cruz.

O público que compareceu ao evento participou de diversas atividades lúdico-educativas e apreciou a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas microempresárias Marilene Maria dos Santos, que faz doces e salgados, e Janiflé Toledo, que confecciona bijuterias. "Através dos cursos que a Fundat oferece à comunidade local, tivemos a oportunidade de ter uma profissão e uma fonte de renda", declarou Janiflé.

"A Fundat disponibiliza cursos de informática, atendimento ao cliente, artes, corte e costura, entre outros que acontecem durante a semana, nos turnos matutino e vespertino. Essa iniciativa trouxe capacitação para nós e, mais do que isso, resgatou nossa autoestima e vontade de vencer", colocou Rosemeire Mendes, representante da Fundat.

Pelotão Ambiental

Expondo equipamentos de contenção de animais e proteção individual, os integrantes do Núcleo de Educação Ambiental do Pelotão da Polícia Ambiental tratou da fiscalização fluvial e terrestre, mostrando um pouco do trabalho que é desenvolvido pelo núcleo.

"Esse evento realizado hoje é uma iniciativa inovadora, que valoriza a interdisciplinaridade e permite aos cidadãos o acesso a informações que podem lhe trazer grandes benefícios", elogiou o integrante do Núcleo, Cristiano Cunha.

Saúde

Representantes da SMS realizaram testes rápidos de HIV, palestras, aconselhamentos e distribuição de preservativos e folders. A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludimila, ministrou palestra sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e orientou o público quanto ao resultado do teste de HIV.

"Se der positivo, encaminhamos a pessoa para o Centro de Testagem e Aconselhamento [CTA] para confirmação do resultado. Se for confirmado, a pessoa continuará sendo atendida no local. Se o resultado for negativo, ela é orientada a continuar fazendo uso de preservativos", explicou Cristiani Ludimila, ao ressaltar que o CTA fica localizado no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos.

Meio ambiente

A Unimed levou à comunidade escolar o projeto ‘Mangue Limpo', com exibição de fotos e materiais, como a Cartilha Coleta Seletiva. Além disso, promoveu uma mostra dos trabalhos produzidos pelos próprios alunos da Emei, entre eles brinquedos confeccionados com garrafas pet.

"A conscientização ecológica que envolveu os alunos também alcançou a comunidade e isso nos fez atingir nossos objetivos com êxito, pois conseguimos formar multiplicadores de informações", explanou a coordenadora da área de responsabilidade socioambiental da Unimed, Rosemary Carvalho.

Integração

A mãe do aluno Jefferson Santos, a dona de casa Maria Lívia dos Santos, esteve engajada nas ações promovidas pela escola. Ela compareceu ao evento e aproveitou os serviços prestados pelas instituições parceiras. "Aproveitei essa iniciativa para fazer o teste do HIV e ouvir as orientações sobre a prevenção das DSTs. Gosto dos atrativos que a escola municipal da nossa comunidade oferece, sempre favorecendo nossos filhos e toda a comunidade", afirmou.

A coordenadora geral da Emei, Erilene Correia, ressaltou que o maior objetivo do ‘Primeira Rua de Lazer - Comunidade em Ação' é promover a integração. "A união é que irá proporcionar o crescimento e a melhoria da qualidade de vida na comunidade. Alegro-me por termos superado as expectativas dos moradores, que agora têm mais um motivo para valorizar o bairro Porto D'Anta", concluiu a coordenadora.