Silvio participa de encontro de secretários de Saúde

Saúde
29/11/2010 18h23

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde de Aracaju, Silvio Santos, participou na manhã desta segunda-feira, 29, da abertura da I Oficina do Consenso Interfederativo de Saúde. Ao longo do evento, que prossegue até a próxima quarta-feira, 1º de dezembro, secretários de saúde dos 75 municípios sergipanos irão debater o planejamento da Política de Saúde do SUS em Sergipe, a ser executada a partir de 2011. A meta é avaliar os problemas que comprometem o acesso do cidadão aos serviços, bem como definir caminhos para assegurar à população o direito constitucional à saúde.

Durante a solenidade de abertura, Silvio falou sobre a situação da saúde na capital. Ele lembrou que durante o período eleitoral o assunto mais abordado e que mais chamou a atenção foi a qualidade dos serviçços de saúde oferecidos à população brasileira. "O tema surgia como prioridade e esse debate passa pelo seu financiamento. Essa é uma questão que tem atingido todos os que atuam na defesa de uma saúde pública de qualidade, nos municípios, nos estados, no país inteiro. Esse não é um problema apenas de Aracaju", observou.

O secretário defendeu que a questão do financiamento é o principal fator a ser resolvido, e disse que a Prefeitura de Aracaju já disponibiliza cerca de 20% do seu orçamento para a área da saúde; 8% acima do que a emenda constitucional 29 exige. O secretário afirmou ainda que está em fase de renegociação com os prestadores de serviço para poder atender de forma efetiva as principais demandas que são apresentadas pelos usuários.

Atualmente, a grande maioria dos moradores do interior do estado busca atendimento em Aracaju, não apenas para atendimento de alta e média complexidade. "Infelizmente isso acarreta em perda de qualidade na prestação de serviço, mas sou testemunha do esforço que o Governo do Estado está fazendo para reestruturar, reequipar e criar condições para que as demandas possam ser atendidas nos próprios municípios", afirmou o secretário.

União

Silvio Santos reforçou também a importância da união para o enfrentamento dos problemas na área da saúde. "Aqui neste fórum nós temos que buscar solução para os nossos problemas, temos que dar as mãos para encontrarmos alternativas para os problemas que nos afligem hoje, como a questão do financiamento. Para isso é fundamental a nossa unidade, independentemente da corrente política", disse o secretário, que encerrou sua fala afirmando que a capital irá superar as dificuldades e voltará a prestar um serviço de qualidade aos usuários.

O secretário de saúde do Estado de Alagoas e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Herbert Motta, participou do evento e mostrou que os problemas enfrentados pela saúde pública são comuns em todos os estados do Nordeste. "Esse é um momento muito importante, pois é de grande relevância ouvir a voz dos municípios, saber quais são suas maiores dificuldades", afirmou Herbert.

A secretária da Saúde de Sergipe, Mônica Sampaio, conclamou os secretários e técnicos para atuar permanentemente em parceria. "Vamos juntos construir um SUS melhor se trabalharmos com criatividade, inovação. Que a integração, a unidade e a solidariedade impere em nossas relações", pediu a secretária.