SMS intensifica mobilização para a 8ª Caminhada da Prevenção

Saúde
30/11/2010 09h18
Início > Notícias > SMS intensifica mobilização para a 8ª Caminhada da Prevenção

Todos os anos, o Dia Mundial de Luta contra a Aids mobiliza pessoas de centenas de países. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) iniciou uma campanha de conscientização com o tema 'A Aids não tem preconceito: você também não deve ter'. Em Aracaju, o dia 1º de dezembro será marcado, mais uma vez, por uma grande caminhada organizada pela equipe do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde. Os participantes da VIII Caminhada da Prevenção sairão às 14h da Praça da Bandeira com destino ao mercado central.  

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, o Brasil tem uma das políticas públicas em DST/Aids mais consolidadas do mundo, e Aracaju é referência para todo o país. "No monitoramento realizado pelo MS em 2009, Aracaju aparece em terceiro lugar no ranking de municípios brasileiros que melhor desenvolvem as ações programáticas nessa área. Para 2011, estaremos fortalecendo todas as políticas já desenvolvidas até então, mantendo a disponibilização de tratamentos, dos insumos antiretroviral [coquetéis], serviços de aconselhamento e ações de educação, prevenção e promoção à saúde", destaca o secretário. 

O coordenador do Programa DST/Aids de Aracaju, Andrey Lemos, informa que o Teste Rápido para detecção do HIV é realizado diariamente, das 7 às 17h, de segunda a sexta-feira, no Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado no Cemar Siqueira Campos. No mesmo local, o tratamento em DST/Aids é disponibilizado no Serviço de Assistência a Pessoas com Aids. "O teste rápido tem grande contribuição no processo de educação e prevenção, e é de fundamental importância para o diagnóstico e tratamento precoce das DSTs e da Aids", diz.

Mobilização

Por sua importância, o teste rápido para detecção do HIV/Aids tem sido um dos instrumentos utilizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) na mobilização para a grande caminhada do Dia Mundial de Luta contra a Aids. Nessa segunda-feira, 29, o teste foi disponibilizado para comerciários de Aracaju. A equipe do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais montou salas para teste e aconselhamento ao lado do refeitório do SESC.

O acesso facilitado estimulou homens e mulheres a realizar o diagnóstico. Ao todo foram feitos 55 testes. Ação semelhante aconteceu na Unidade de Saúde da Família do bairro Porto D'Anta, na última sexta-feira, dia 26. Ainda visando a mobilização para a caminhada, a SMS realizou no dia 12 desse mês uma plenária com 50 Organizações Não Governamentais (ONGs). O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários.

Sexo seguro

Um dos comerciários que aderiram ao teste rápido foi Fabrício Alves, 25. "Foi muito legal e super importante a parceria entre a prefeitura e o SESC, que ofertaram esse serviço aqui mesmo. Os jovens precisam ter consciência e se prevenir, assim como saber se tudo está 'ok' com relação à Aids. É comum os homens falarem sobre sexo, mas não sobre sexo seguro e riscos", afirmou.

Rinaldo Júnior também elogiou a iniciativa. "Esse teste é uma ótima ideia. Muita gente faz sexo sem segurança, sem pensar nas consequências, e a maioria não tem tempo para ir até o serviço de saúde fazer esse teste. A oferta no Sesc facilitou bastante", lembrou ele.

Terezinha de Jesus Costa, 43, e Eliana Maria dos Santos, 40, também não perderam a oportunidade e decidiram fazer o teste rápido. "Não uso camisinha nem anticoncepcional, mas faço o teste sempre que tenho oportunidade. Fiz os testes nas minhas duas gravidez. É ótimo que seja ofertado no ambiente de trabalho", disse Terezinha, que é casada. "A gente não tem tempo e essa facilidade estimula a gente a saber como estamos", observou Eliana, casada há 19 anos. 

A servidora do Sesc Joviane dos Santos, 59 anos, é desquitada e disse que só faz sexo com segurança. "Muito bacana essa oportunidade para todos nós trabalhadores. Estamos tendo acesso fácil e rápido ao teste de HIV", comemorou.