Mais de 40 auxiliares de dentista da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) elaboraram projetos de intervenção em Saúde Bucal para serem implementados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. Os projetos serão apresentados oficialmente no dia 15 de dezembro, durante o encerramento do primeiro módulo do Curso Técnico de Saúde Bucal, promovido pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS).
Os projetos abordam quatro temas e sua interface com a saúde bucal: pré-natal, citologia oncótica, vitamina A, vacinação para DT e Hepatites Virais. "Este será um momento importante para o serviço público, porque representa a devolutiva do aprendizado proporcionado pelo curso. Durante oito meses, as auxiliares construíram alternativas para melhorar a atenção nesse setor e melhorar a qualidade de vida dos usuários do SUS", afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
De acordo com a técnica do Programa de Saúde Bucal, Agda Oliveira, antes da apresentação oficial, os mesmos projetos serão divulgados para as equipes de Saúde da Família e Conselhos Locais de Saúde (CLS) de quatro unidades básicas: USF Augusto Franco, USF Onézimo Pinto, USF Osvaldo Leite e USF Marx Carvalho. "A divulgação dos projetos na rede de Atenção Básica de Aracaju tem o objetivo de sensibilizar os profissionais do Programa de Saúde da Família e fortalecer a boa relação com o controle social e a intersetorialidade na rede de saúde pública de Aracaju", analisa Agda.
Cronograma de apresentação dos projetos de intervenção:
Dia 01.12.2010 - Conselho Local de Saúde (CLS) local e Equipes de Saúde da USF Onésimo Pinto às 14h
Dia 07.12.2010 - Conselho local de Saúde (CLS) e Equipes de Saúde da USF Augusto Franco às 14h.
Dia 07.12.2010 - Conselho Local de Saúde (CLS) e Equipes de Saúde da USF Marx Carvalho às 14 h.
Dia 10.12.2010 - Conselho Local de Saúde (CLS) e Equipes de Saúde da USF Osvaldo Leite às 10h.