Idosos da USF Max Carvalho participam de palestra motivadora

Saúde
01/12/2010 08h54
Início > Noticias > 43952

Cabeça para cima, sempre! Esta foi a grande lição que os integrantes do grupo de idosos 'Vivendo e aprendendo', da Unidade de Saúde da Família (USF) Max Carvalho, no bairro Luzia, aprenderam nessa terça-feira, 30, após participarem de uma palestra sobre auto-estima e depressão, com o psicólogo Alan de Oliveira Lins.

Segundo a assistente social da unidade, Mary Nadja Aragão, o principal objetivo das palestras que vêm sendo realizadas é incentivar a ressocialização dos idosos. "Uma vez por mês são ministradas palestras como esta, além de outras atividades de inclusão social. A nossa intenção é estimular esses idosos a viver melhor, prevenindo várias doenças", destacou.

Já são visíveis os resultados dessas atividades de prevenção. A disposição e a alegria tomaram conta dos idosos que participam do grupo. "As ações promovidas pelo grupo têm efeitos positivos, principalmente para a saúde deles", afirma a gerente da USF Max Carvalho, Kátia Nascimento.

Aos 62 anos, Luiz Mauro ressalta o que mais lhe motivou na palestra. "O conselho de não ligar para comentários maldosos do tipo ‘você está velho, não pode fazer nada'. Não é bem assim, não! Temos de estar sempre em atividade. Temos sonhos, podemos buscar entretenimento, amizades. Às vezes o idoso se derruba por uma palavra mal dita. Não deve ser assim, não podemos em momento algum baixar a cabeça", disse.

Entre sorrisos, dona Ruth Nunes de Oliveira, que está no grupo de idosos há aproximadamente um mês, também falou da importância de não se deixar levar pela maldade alheia e do quanto foi importante para ela conhecer o grupo ‘Vivendo e aprendendo'. "Amei o grupo! Daqui só saio para o cemitério", brincou dona Ruth. "Aqui pude conhecer muitas pessoas, fazer amizades. É maravilhoso estar aqui", completou.